Maricá das Artes inaugura novo espaço em Itaipuaçu
Programação marcou primeiro dia, começando com oficina de maculelê com alunos da rede municipalA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou nesta quinta-feira (28/11) o novo polo do programa Maricá das Artes em Itaipuaçu. Antes funcionando em um espaço próximo a chamada ‘ponte quebrada’, o polo está agora instalado em uma área mais ampla na Avenida Carlos Marighella, ao lado da Praça do Ferreirinha, no loteamento São Bento da Lagoa. O local terá disponíveis mais de 30 atividades culturais, entre elas teatro, musicalização, balé, sala de leitura e as mais diferentes oficinas. Quem quiser participar pode se inscrever pode acessar o site https://maricadasartes.org.br/ , onde constam outras informações.
Uma extensa programação marcou o início das atividades no novo espaço, com destaque para a roda de conversa ‘Escutas Pretas’, ainda celebrando o Dia da Consciência Negra. Houve ainda oficinas de tranças e de samba de roda e uma apresentação do cantor Ronaldo Valentim.
O dia começou com uma oficina de maculelê (misto de dança, luta e percussão de origem negra e indígena) com alunos da E.M. Rita Sampaio Cartaxo, de Itaocaia Valey. A diretora da unidade, Denise Aparecida Correia, explicou que os estudantes têm no currículo aulas de Cultura Indígena e Africanidade, onde aprendem sobre a ancestralidade.
“Sempre que possível levamos eles para verem na prática o que mostramos em sala de aula e nos trabalhos. Tivemos um evento ótimo no Dia da Consciência Negra com a participação dos pais, e convites como esse são sempre muito bem-vindos porque nos dão essa oportunidade”, afirmou ela.
De acordo com a coordenadora geral do Maricá das Artes, Mônica Bastos, o novo espaço torna o polo de Itaipuaçu mais visível a quem realmente precisa dele.
“Essa localização nos ajuda a ampliar o acesso de quem mais precisa, como quem mora em comunidades como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, por exemplo. Para nós, quanto mais gente de todas as idades fazendo cultura e arte, vai nos ajudar a aumentar o celeiro artístico da cidade, fora que o local abraça bastante, é muito acolhedor”, lembrou Mônica.
Além de Itaipuaçu, o Maricá das Artes funciona também na Rua Adelaide Bezerra, no Centro, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.