MAR ABERTO 2025 oferece entrada gratuita e programação especial
Evento oferecido pela Equinor reúne arte e tecnologia com oficinas, debates e show do Forró da Taylor
No próximo sábado, 20 de setembro, o Museu de Arte do Rio (MAR) terá entrada gratuita para o público em uma edição especial do MAR Aberto 2025: Conectar é Criar. Além do acesso às exposições, os visitantes poderão participar de uma série de atividades culturais e educativas que promovem o diálogo sobre arte, inovação, sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento. A agenda é oferecida pela Equinor, empresa global de energia presente no Brasil há mais de 20 anos, patrocinadora master do Museu.
A programação inicia com uma roda de conversa sobre arte e tecnologia com e contará com oficinas oferecidas pela FGV Comunicação, entre elas a Oficina de Criação – IA e Afetos através da Fotografia, realizada no âmbito do Projeto Bem-te-vi, iniciativa voltada apenas para jovens do Ensino Médio do Colégio Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker, localizado na Gamboa (RJ), próximo ao Morro da Providência. O programa, criado em 2024 como investimento social voluntário da Equinor, tem como foco a sustentabilidade e o desenvolvimento de competências socioemocionais, preparando estudantes de 15 a 18 anos para o mercado de trabalho em energia, incentivando a continuidade acadêmica em universidades ou cursos técnicos e promovendo impacto positivo na comunidade escolar.
Além disso, haverá uma oficina aberta ao público chamada Design Thinking: Imagem, Identidade e Tecnologias, a inscrição será via Sympla. Os participantes serão divididos em grupos e, através da metodologia do Design Thinking, trabalharão no tema, podendo dar ênfases a questões específicas como: o autorretrato e as selfies, papel de influenciadores, padrões estéticos, representação da mulher, a multiplicação da imagem, entre outros. Para além das oficinas, haverá uma conversa de galeria com a curadoria do Museu, aula de forró com os professores Mariany Souza e Lucas Oliveira e feirinha temática e para o encerramento show com o grupo Forró da Taylor. Outro destaque do MAR ABERTO será a ativação “Retratos do Presente”, que oferecerá a impressão gratuita de fotos 10×15 dentro da exposição da artista Telma Saraiva — com distribuição de senhas no local.
“Para a Equinor, criar valor local é contribuir por meio dos nossos negócios e iniciativas para o desenvolvimento da sociedade. Uma das formas que enxergamos de exercer isso é fomentando o acesso à cultura para os brasileiros, como é o caso do MAR Aberto, um dia dedicado a unir, em um só lugar, inovação e arte, abrindo as portas do Museu para a sociedade. Temos orgulho de nossa parceria com o MAR, desde 2018, e este dia é mais uma oportunidade para celebrarmos isso”, afirma Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.
O MAR tem um forte compromisso com a arte e a educação por meio das suas atividades, promover um dia de gratuidade ao lado de parceiros estratégicos como a Equinor e a FGV fortalecem o crescimento do repertório cultural e crítico dos visitantes. “Ampliar o acesso aos bens culturais exige a atuação conjunta de diversos setores, além de investimentos contínuos e políticas que promovam a democratização da cultura. Por isso, é com grande satisfação que celebramos a gratuidade do MAR, em parceria com nossa patrocinadora Master, a Equinor. O Museu de Arte do Rio é um espaço plural, onde diferentes vozes e protagonismos se encontram e se fortalecem. A iniciativa MAR Aberto reafirma nosso compromisso de levar arte, cultura e conhecimento a todos os públicos”, destaca Marcelo Velloso, diretor-executivo do MAR.
SOBRE A EQUINOR
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e em produção, como Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – os complexos solares Apodi e Mendubim, e o complexo híbrido Serra da Babilônia, operado pela Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país, adquirida pela Equinor em 2023.
FGV COMUNICAÇÃO
”A Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV Comunicação), criada em 2022, é pioneira em formar o novo perfil de profissionais que atuará em setores estratégicos de Comunicação, Mídia e Informação. Com a tradição e excelência acadêmicas da FGV, a Escola atua no setor de educação, a partir de graduação, pós-graduação e mestrado, além de projetos de pesquisa aplicada que reúnem Comunicação, análise de dados e inteligência digital e tecnologias emergentes”.
MUSEU DE ARTE DO RIO
O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.
”Para a OEI, o Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço fundamental que conecta a cultura carioca ao mundo, preservando e valorizando as expressões artísticas locais. Por meio de suas exposições e iniciativas educativas, o MAR não apenas promove o acesso à cultura, mas representa um convite ao diálogo e à pluralidade, algo de extrema importância para a coesão de nossa sociedade”, comenta Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.
O MAR conta com o Instituto Cultural Vale como seu mantenedor, além do patrocínio Master da Equinor e da LATAM, e o patrocínio Ouro do Itaú Unibanco. A instituição conta ainda com o apoio da Globo, Machado Meyer Advogados, Cescon Barrieu e Wilson Sons, bem como com a parceria de mídia da Globo e do Canal Curta.
A Escola do Olhar recebe apoio da Equinor e do Núcleo de Ideia, reforçando a missão educativa do museu.
O MAR é realizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura e o Governo Federal do Brasil, contando também com os mecanismos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo Municipal.
Mais informações em www.museudeartedorio.org.br
PROGRAMAÇÃO:
MUSEU DE ARTE DO RIO
Praça Mauá, 5
20 de setembro de 2025
-
10:00 – abertura do evento
-
10:30 às 11:30 – roda de conversa Arte e Tecnologia
-
11:00 às 19:00 – feira dos vizinhos
-
11:30 às 12:00 – conversa de galeria: exposição Telma Saraiva (curadoria MAR)
-
12:00 às 17:00 – ativação Retratos do Presente (impressão das fotos)
-
14:00 às 17:00 – Convite à experimentar – oficina Design Thinking (inscrições abertas) https://www.sympla.com.br/evento/convite-a-experimentar-oficina-de-design-thinking-imagem-identidade-e-tecnologias/3114694
-
17:00 às 17:30 – aula de forró
-
17:30 às 18:30 – show Forró da Taylor
-
19:00 – encerramento