‘Mãos à Horta’ anuncia colheita de couve em Itaperuna
Em Itaperuna, RJ, o programa “Mãos à Horta” é um enorme sucesso e segue contribuindo significativamente na complementação alimentar de muitas famílias.
Na última terça-feira, 27, foi dia da colheita de couve, que foram distribuídas para 14 instituições. Em média são distribuídas 1.500 sacolas de couve; sendo 100 sacolas para as instituições, além das pessoas que passam pela horta e pegam diretamente com a equipe.
Entre os objetivos do programa, beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
A horta comunitária principal está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions; e há outras hortas espalhadas pelo município, como escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde) etc. O programa “Mãos à Horta” avançou e agora, ocupa um enorme terreno na Rua Dr. Antônio Olivier de Paula, Bairro Cidade Nova (em frente à Contábil Med).
COUVE E SEUS BENEFÍCIOS INCRÍVEIS
A couve é uma fonte poderosa de nutrientes. Ela é rica em vitaminas A, C e K, além de conter minerais importantes como cálcio, magnésio e potássio. Ou seja, é um verdadeiro pacote de saúde em forma de folhas verdes. E acreditem, esse combo é ótimo para fortalecer os ossos, manter a pele saudável e dar um empurrãozinho no sistema imunológico.
Essa verdura possui baixíssimo teor calórico e é cheia de fibras que ajudam na digestão e dão aquela sensação de saciedade. Então, é um belo truque para quem pretende ter uma alimentação equilibrada.
Também é conhecida por ser um antioxidante poderoso. Isso significa que ela ajuda a combater os radicais livres no nosso corpo, contribuindo para a prevenção de doenças e o envelhecimento precoce. Além disso, é indicada para fazer suco detox, saladas, refogados, chips assados no forno, e até smoothies verdes.
O programa “Mãos à Horta” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).