Mangaratiba no Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura de Mangaratiba realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma mobilização em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído nacionalmente conforme a Lei Federal 9.970/00.  A ação, que faz parte da campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, aconteceu na Praça Robert Simões e contou com a presença do vice-prefeito, Chicão da Ilha.

O evento teve como objetivo convocar toda sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, além de reforçar a importância da denúncia em casos de abuso.

As equipes da SMASDH também percorreram comércios, pontos de ônibus e a sede da prefeitura realizando a distribuição de panfletos e deram orientações aos moradores sobre como denunciar casos de violência, abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

A subsecretária de Direitos Humanos, Ione Santos, destacou a importância das ações em promoção, garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

“Estamos fazendo aquilo que determina a lei, que é proteger as crianças e adolescentes do nosso município contra violências de todo o tipo. Durante todo mês, os espaços da SMASDH estão realizando oficinas, rodas de conversa, jornada formativa, ações preconizando o Estatuto da Criança e do Adolescente no Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, em todas as formas de proteção”.

A moradora da Praia do Saco, Thaissa Zancanaro, aprovou a atitude.

“Acho muito importante este tipo de manifestação, ainda mais nos dias de hoje com a internet, que é uma janela aberta para as crianças, e muitos pais não conseguem ter o controle. Informar é sempre a solução. Acredito que é uma questão de conscientização mesmo. Parabéns a equipe pelo trabalho”.

Também participaram da mobilização as equipes dos Programas de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e Arte Viva, ambos da Secretaria de Saúde de Mangaratiba, a subsecretária de Assistência Social, Adriana Dahan, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcio Guimarães, e membros do Conselho Tutelar.

Caso tenha conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência sexual, procure o Conselho Tutelar ou ligue para o portal de denúncia dos Direitos Humanos, o Disque 100.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *