Mangaratiba inicia I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo
Passo em rumo à inclusão. A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (31) a I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo. Pela primeira vez, a cidade conta com uma semana inteira de ações dedicadas à inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A cerimônia de abertura aconteceu na Praça Robert Simões.
O evento reuniu a população geral, pais atípicos, além de professores, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares, para uma manhã voltada ao debate sobre inclusão e respeito aos autistas. E ainda, em um ato histórico, o Prefeito Luiz Claudio Ribeiro inaugurou a prancha de comunicação aumentativa e alternativa na Praça Robert Simões, próximo ao parquinho. Ele reafirmou a luta por inclusão como uma das prioridades:
“Quero afirmar na presença de todos os pais e mães atípicas, que a inclusão é uma pauta importante do nosso governo. Sabemos que não vivemos em um mundo inclusivo, digo como pai atípico, e que ainda temos muita luta pela frente. Como gestor, garanto que vamos trabalhar e lutar para avançarmos mais a cada dia. É uma pauta que não é mera politicagem. Precisa ser tratada com seriedade, porque estamos falando de vidas, de seres humanos, e de direitos”, concluiu.
Além da abertura, a programação do dia contou com a Roda de Conversa ‘Diálogos pela Inclusão: Conectando Famílias e Escolas’, com a participação de diretoras de escolas municipais, e de mães atípicas, incluindo a primeira-dama, Marcela Ribeiro. As mães falaram sobre rotinas, vivências com seus filhos, dificuldades no ambiente escolar e a importância do suporte familiar.
Participaram da abertura da I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo todos os secretários e subsecretários municipais, e os Vereadores, Daniel Vasconcellos, Josué Té, Dr. Cezinha, Yury Aguiar e Chicão da Ilha.
Programação da I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo:
A programação completa contará ainda com a VII edição da Caminhada de Conscientização do Autismo, atividades inclusivas nas escolas, palestras, mostras pedagógicas e a inauguração do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico de Muriqui, espaço que será dedicado ao suporte e desenvolvimento de pessoas com deficiências e/ou transtornos de aprendizagem.
Confira a agenda desta terça-feira:
01/04 – 9h:
– Palestra: ‘Informação gera empatia, empatia gera respeito’ – Profa. Mestra Joana Moreira (LEPEDI/UFRRJ)
– Mostra Pedagógica