Maior navio de transporte automotivo do mundo desembarca no Brasil com 7,2 mil carros elétricos
Megaoperação vai descarregar veículos no Porto de Itajaí, o maior de Santa Catarina. Automóveis são da montadora chinesa BYD.
O Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, recebe nesta quarta-feira (28) o maior navio de transporte de veículos do mundo. A operação fará o desembarque de 7.292 carros elétricos da montadora chinesa BYD, e representa a maior mobilização com automóveis elétricos já realizada no país, conforme a administração portuária.
Chamado de BYD Shenzhen, o navio foi projetado especialmente para a rota e faz a viagem inaugural ao Brasil. A embarcação chegou no porto por volta de 11h.
Após as manobras de atracamento, o desembarque dos veículos está programado para ter início às 13h em uma operação do tipo Ro-Ro (Roll-on/Roll-off). Esse método permite que os veículos entrem e saiam do navio por meio de rampas, sem a necessidade de guindastes ou içamentos dos veículos.
De acordo com o terminal catarinense, a técnica vai garantir maior agilidade no processo de retirada dos carros. “É uma técnica comum em navios específicos para transporte automotivo”, afirmou a administração do local.
A operação envolverá um total de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais. A equipe de desembarque em terra contará com 10 estivadores e 18 motoristas para garantir a eficiência da movimentação.
Vinda do presidente e retomada do porto
A chegada do navio com os carros elétricos antecede a visita do presidente Lula ao porto. Na quinta-feira (29), ele virá ao estado para a cerimônia de retomada das operações do terminal. O governo federal assumiu a gestão do local em janeiro deste ano, após o local registrar problemas, como dívidas e atrasos em obras.