Magé entra no estágio de alerta para chuvas e há risco de deslizamento
A Defesa Civil de Magé elevou o nível de Estágio para Alerta como consequência do grande volume de chuva que atingiu a cidade e a previsão para este domingo.
Foram registrados pontos de alagamento na Figueira, em Mauá e um ponto de deslizamento no Jardim São Paulo, local mais conhecido como Buraco da Onça, mas ninguém se feriu.
A Prefeitura de Magé já está com o gabinete de crise em alerta, equipamentos a postos para o caso de desobstrução de vias, os pontos de apoio estão preparados para receber as famílias em caso de emergência, as equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos têm um plantão de acompanhamento e a Central de Monitoramento está acompanhando os alertas do Cemaden e dos instrumentos de alertas de rios e do clima.
Os registros pluviométricos ultrapassaram a marca dos 100 mm em 24h, em bairros como Mauá com 113,96mm, Jardim Nazareno com 103,05mm e em Pau Grande com 77,53mm e, devido à previsão de mais chuva nas próximas horas, a cidade entrou em estágio de alerta.
A Defesa Civil também acionou os blocos de sirenes na área da Alameda Renatinho quando atingiu o acumulado de 100mm. A Prefeitura pede que os moradores fiquem atentos aos alertas enviados através do SMS ou por mensagens sonoras nos blocos de sirenes instalados nos distritos e que alertam a população para os riscos de desabamentos e alagamentos.
A Prefeitura disponibiliza 11 pontos de apoio distribuídos nos seis distritos:











Neste Estágio de Alerta, a Prefeitura pede que a população saia de casa somente em caso de emergência, evite circular pelas vias e rodovias do município, já que o tráfego de veículos pode ser afetado pelos alagamentos e bolsões de água em vários pontos. Isso também dificulta a movimentação e a chegada das equipes de socorro aos locais mais afetados.
Em caso de emergência nas áreas consideradas de risco a população deve buscar um local seguro e ligar imediatamente para os telefone (21)2317-0215.