Macaé realiza Jornada Formativa em atendimento à população LGBTI+

Evento realizado nesta sexta faz parte da programação dos 210 anos do município

Como parte da programação de 210 anos, foi realizada, na sexta-feira (21), a Jornada Formativa em atendimento à população LGBTI+. A programação faz parte da abertura da Semana LGBTI+  e antecede a Parada do Orgulho LGBTI+, que aconteceu no ultimo domingo (23), a partir das 13h, na Praia Campista. A Jornada, realizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas de Acesso e Gênero, também celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, uma parceria com o programa  estadual Rio sem LGBTIFobia.

Participaram da Jornada, servidores da Secretaria de Desenvolvimento  Social e Acessibilidade e alunos do curso de Enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues.  O objetivo é mobilizar os profissionais quanto às políticas públicas ligadas ao LGBTI+,  com orientações específicas para serem repassadas aos usuários de equipamentos públicos como  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o atendimento como o espaço da Coordenadoria Municipal de Políticas de Acesso e Gênero.

Estiveram presentes na abertura da Semana LGBTI+ , representantes da secretaria de Desenvolvimento Social e Acessibilidade, o superintendente estadual do programa LGBTIFobia, Ernane Alexandre, a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho, o responsável pela coordenação do Centro de Cidadania da Baixada Litorânea, Theo Silveira e a assessora técnica do programa, Fernanda Machado.

Para   a Secretaria de Desenvolvimento Social e Acessibilidade,Sabrina Nunes, a Jornada Formativa é mais uma ação de fundamental importância. ” A Secretaria investe em políticas públicas que garantem os direitos LGBTI. Estou na expectativa de junto à Secretaria de Estado, de implantar em Macaé, o Centro de Cidadania, o que vai contribuir de forma significativa com o nosso trabalho”, ressaltou.

Já o superintendente estadual do programa LGBTIFobia anunciou que a proposta da secretaria estadual é criar um Centro de Cidadania nas cidades de Macaé e  Cabo Frio. “ Estamos reafirmando o compromisso  do Governo do Estado com o município de Macaé de estreitar laços das novas políticas para à população LGBTI+, que precisa bastante de atenção. O foco é o atendimento humanizado, inclusão e o acolhimento. Macaé tem um grupo forte e uma militância forte.  Todos têm direitos e são cidadãos, que devem  ser incluídos de acordo com suas especificidades.  A educação, saúde e assistência são portas de entrada para este público”, comentou.

Já a Coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho, agradeceu a parceria com o Centro de Cidadania da Baixada Litorânea. “ É muito importante a participação de todos nesta Jornada Formativa. O objetivo é que os temas também sejam tratados em outras secretarias para que todos sejam capacitados. O papel da prefeitura é promover, apoiar ações e combater a discriminação  quanto  ao LGBTI+”, ressaltou.

Para  Theo Silveira (responsável pela coordenação do Centro de Cidadania da Baixada Litorânea) estar em Macaé é de suma importância. “ Trouxemos nossa equipe técnica composta de assistente social e advogado para ministrar temas relevantes como história do movimento, políticas públicas LGBT, orientação sexual, identidade de gênero, atendimento e acolhimento”, pontuou.

Vale lembrar que o Centro de  Cidadania da Baixada Litorânea funciona em Arraial do Cabo  e atende pelo telefone (22)98866-0772.  Em caso de LGBTfobia a população pode ligar para o telefone 08000234567  (Disque Cidadania e Direitos Humanos).

O Brasil continua a liderar o ranking dos países que mais matam LGBTIA+. Esses dados mostram a importância de um dia voltado à conscientização sobre a importância do combate à LGBTfobia na construção de uma sociedade mais igualitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *