5 de março de 2026
MacaéMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Macaé: Programa “Saúde Até Você” amplia atendimento às mulheres durante o mês de março

A Prefeitura de Macaé, por meio do programa “Saúde Até Você”, da Secretaria Municipal de Saúde, reforça neste Mês da Mulher – Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março – o compromisso de ampliar o acesso ao cuidado humanizado para a população feminina. A iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços de saúde e garantir acompanhamento contínuo às usuárias.

Como novidade neste mês, a unidade móvel do programa contará com atendimento de médico ginecologista sempre às terças-feiras pela manhã, seguindo o calendário de visitas aos bairros do município. Neste mês o atendimento será nos dias 17, 24 e 31.

De acordo com o coordenador do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Hugo Maia Torquato, a iniciativa pretende fortalecer os serviços oferecidos e ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção.

“Vamos falar sobre a importância de prevenir doenças, realizar atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada como cuidados básicos necessários para a manutenção da saúde feminina”, destacou.

Durante as ações, serão oferecidas consultas médicas e atendimentos de enfermagem, além da coleta do exame preventivo do colo do útero (Papanicolau), realizados por demanda espontânea. O programa também inclui a realização de exames de ultrassonografia transvaginal. Nesse caso, as pacientes são previamente convocadas conforme a fila de espera organizada pela Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria do município.

Para realizar o exame preventivo, é necessário que a paciente esteja há pelo menos dois dias sem uso de pomadas vaginais, não tenha mantido relações sexuais nesse período e não esteja menstruada. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e do Cartão do SUS.

As interessadas podem procurar diretamente a unidade móvel nos locais programados, respeitando o número máximo de atendimentos por turno para cada profissional.

O programa tem como objetivo aproximar cada vez mais os serviços de saúde da população, ampliando o acesso e garantindo que o cuidado chegue de forma ágil, humanizada e eficiente às mulheres do município. A proposta é levar o atendimento até as comunidades, facilitando o acesso especialmente para quem enfrenta dificuldades de locomoção.

Cronograma do mês de março

Dias 8 e 9 – Frade

Dias 11 e 12 – Botafogo

Dias 13 e 14 – Cajueiros – Linha

Dias 17 a 19 – Barra

Dias 20 e 21 – Assentamento Maria Amália

Dias 24 a 26 – Lagomar

Dia 31 a 2/04 – Virgem Santa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *