Macaé lidera exportações e reforça protagonismo no cenário econômico fluminense
O presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, Rodrigo Santiago, avalia que o desempenho do interior, especialmente de cidades como Macaé e Itatiaia, é um indicativo claro da retomada do crescimento exportador nos polos regionais. “É um sinal positivo do fortalecimento das ações internacionais das empresas fluminenses”, destacou.
Além do tradicional setor offshore, Macaé vem ampliando sua atuação em outras frentes, como o agronegócio e a atração de indústrias, demonstrando uma transição bem-sucedida para um modelo econômico mais diversificado. Essa mudança vem acompanhada por esforços locais na qualificação da mão de obra e apoio à inovação, promovendo maior inserção das empresas em mercados internacionais.
“Esse reconhecimento reforça que Macaé está no caminho certo. Temos trabalhado com responsabilidade para diversificar a economia, atrair novos investimentos e gerar mais oportunidades para a nossa população. Ver nossa cidade se destacar nas exportações do estado é motivo de orgulho e resultado de uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o futuro dos macaenses”, ressaltou o prefeito Welberth Rezende.
Com uma corrente de comércio estadual que ultrapassou os US$ 80 bilhões em 2024, o Rio de Janeiro teve crescimento de 7% em relação ao ano anterior, impulsionado por aumentos tanto nas exportações (6%) quanto nas importações (8%). Os dados de Macaé refletem essa tendência positiva, projetando a cidade para o centro das atenções no desenvolvimento econômico fluminense.
O reconhecimento da Firjan confirma o que empresários, trabalhadores e moradores já percebem no cotidiano: Macaé vive um novo ciclo de crescimento, fruto de planejamento, parceria entre setor público e iniciativa privada, e uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades para todos.