Macaé: Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil é inaugurado

O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Adjunta de Defesa Civil foi inaugurado nesta terça-feira (19). O CMO faz parte do convênio da Prefeitura de Macaé com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A cooperação visa desenvolver aplicações de automação em telemetria, com a instalação de 35 estações meteorológicas em escolas da rede pública municipal de Macaé.

O CMO funciona na sede da Defesa Civil, no bairro Novo Botafogo e receberá as informações coletadas pelas estações. A finalidade é aprimorar o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Defesa Civil, promovendo a integração da rede escolar, através de seus profissionais e alunos, com a política de proteção. Haverá o acompanhamento de indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres de origem natural.

Ainda como objetivo está a análise dos dados coletados, geoprocessamento e adequação ou redimensionamento dos modelos de acordo com as necessidades da Defesa Civil, ajustando a cooperação técnica e científica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. E, ainda, o desenvolvimento de projetos na área de proteção, alinhados aos projetos de Defesa Civil nas escolas.

PInauguração do Centro de Monitoramento da Defesa Civil. Realizada na sede da Secretaria Adjunta de Defesa Civil. Data 19/09/2023. Macaé – RJ – Brasil

O Centro de Monitoramento permitirá contribuir para o alcance das metas da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), do Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei 12.608/2012. Além disso, fomentará ações no âmbito do ecossistema de inovação estabelecido em Macaé e apoiará a elaboração de projetos com potencial de geração de negócios de base tecnológica.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, enalteceu a parceria desenvolvida com as universidades instaladas no município. “A integração é o principal foco. As universidades têm sido grandes parceiras da prefeitura. Esse diálogo com as universidades traz benefícios reais para a população de Macaé. Esse projeto é uma prova concreta disso. Essas iniciativas em conjunto auxiliam no dia-a-dia dos moradores”, exemplificou.

O Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florencio, destacou o aspecto social do projeto. “Essa entrega é para a população. Vamos monitorar o município de ponta-a-ponta e saber sobre precipitação de chuva, temperatura, intensidade e direção do vento e umidade relativa do ar, entre outros detalhes. As pessoas precisam entender o que são os alertas. A gente quer fazer com que isso tenha um sentido prático na vida das pessoas”, explicou.

O professor da UFRJ, Anselmo Pestana Ribeiro Costa, destacou a integração entre alunos e professores universitários, estudantes de escolas públicas e a comunidade. “Estamos construindo estações de alta tecnologia e baixo custo com a participação de um grande número de alunos da UFRJ, da UENF, da FeMASS e do IFF. É importante que os jovens consigam dividir essas informações com os vizinhos, amigos e parentes”, afirmou.

A professora da UENF, Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva, lembrou que o campus da universidade em Macaé possui um Radar Meteorológico do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O equipamento acompanha a movimentação de nuvens que chegam à cidade com potencial de grandes precipitações de chuvas. “Ensinar para as crianças as questões meteorológicas, do tempo e do clima, através de uma parceria tecnológica, é fantástico para nós”, pontuou.

Também estiveram presentes secretários municipais; vereadores; o coordenador da Regional da Defesa Civil (Redec) na Baixada Litorânea, Fábio Gonçalves; integrantes dos Grupamentos de Defesa Civil dos municípios de Carapebus, Rio das Ostras, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu; e representantes de entidades da sociedade civil de Macaé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *