Lançado oficialmente o aplicativo de serviços CREA-RJ Online
O presidente do Conselho, o engenheiro Miguel Fernández, lançou o aplicativo durante uma live nas redes sociais
Como havia anunciado no CREA AQUI – evento que reuniu mais de 4 5 mil pessoas na Marina da Glória, em 5 de junho – o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ), engenheiro Miguel Fernández, lançou oficialmente na noite desta terça-feira (26) , o aplicativo de serviços CREA-RJ Online, que vai revolucionar a prestação de serviços do Conselho para os 100 mil profissionais e mais de 20 mil empresas registradas. O lançamento foi feito numa live transmitida simultaneamente pelo YouTube (webtvcrearj) e Instagram do CREA (@crearj), que durou 16 minutos.
“O nosso objetivo é fazer uma transformação digital no CREA. E a recomendação foi que a gente não fizesse isso de uma vez só. Até porque o impacto seria muito significativo na vida do profissional que depende do sistema. Então, a gente vai fazer progressivamente, etapa por etapa. Nós não temos pressa, mas nós temos um objetivo que é chegar na mudança significativa do nosso sistema, na digitalização completa”, afirmou Fernández que é professor licenciado do Cefet e conversou de improviso, sem qualquer roteiro.
O presidente do CREA-RJ pediu para que cada vez mais profissionais do sistema baixem o app até para fortalecer a presença do Conselho nas plataformas de IOS e Android.
“É fundamental que você, profissional, comece a utilizar o app porque o processo de melhoria é continuado. Tem uma equipe aqui grande, especialista na área, e a sua interação com o app, o seu comentário, a sua sugestão vai fazer a melhoria contínua desse serviço”, afirmou Fernández, lembrando que nem todas as ferramentas estão disponíveis nesta primeira etapa.
“A emissão de ART pelo aplicativo está na fase de testes internos porque isso gera impactos na parte corporativa do CREA”, explicou o presidente.
Para mostrar na prática o uso do aplicativo, o presidente do CREA lançou mão de um recurso didático: a simulação de uma ficha com base em dados reais do engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin (1860-1933), considerado o patrono nacional da engenharia por conta de sua contribuição para decisiva o abastecimento de água do Rio de Janeiro, em 1889, no governo do Imperador Dom Pedro II. Fernández mostrou a carteira digital de Paulo de Frontin, assim como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de uma de suas obras, a do abastecimento de água do Rio.
Nessa primeira fase, o app do CREA-RJ vai permitir o acesso à carteira do profissional, consultas de Registro Técnico e Quadro Técnico, certidões emitidas, ARTs emitidas ativas e baixadas e históricos em geral. Ainda não é possível emitir ART nem fazer pagamentos. Na live, o presidente do CREA-RJ leu os comentários da audiência, aceitando sugestões para criação de um espaço para receber denúncias de irregularidades para facilitar o trabalho da fiscalização do CREA.
O app está disponível em versões para sistemas operacionais iOS e Android. Depois de 91 anos de fundação, o CREA finalmente passa por uma grande transformação nos seus processos de informatização. Com o Sistema Integrado de Fiscalização e Auto Atendimento, o SIFA, o CREA-RJ Online vai permitir que os usuários tenham na palma das mãos todo o acervo de documentos e serviços disponíveis 24 horas por dia para profissionais e empresas.
Com o autoatendimento, o usuário poderá gerar documentos sem qualquer interação com a burocracia do CREA. Isso representa um avanço e uma economia considerável para os registrados no conselho. Para se ter uma ideia, para obter hoje uma Certidão de Acervo Técnico (CAT), que certifica para efeitos legais as atividades registradas no CREA, é preciso pelo menos 30 dias. Com o autoatendimento, esse prazo poderá ser reduzido em até uma semana.
Com o app, os engenheiros terão acesso a sua carteira digital, com o registro nacional profissional, a certidões diversas e à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que garante a legalidade das atividades profissionais. A ART é um instrumento que permite ao poder público a rastreabilidade dos responsáveis por obras e serviços. Com isso, há mais chances de investigação e eventual punição dos responsáveis, no caso de incidentes.
Outra vantagem importante do app CREA-RJ on-line será o aumento da segurança dos documentos emitidos pelo CREA, já que é o Conselho quem vai certificar toda a documentação, sem intermediários. Isso evita a falsificação de documentos e dá maior segurança a obras e serviços oferecidos por engenheiros registrados no CREA.
Os aplicativos, ou “apps” como são conhecidos, surgiram a partir do início da década de 2000, com o lançamento de smartphones e a popularização das lojas de aplicativos como a App Store e Google Play. No Brasil, o uso de aplicativos cresceu significativamente, impulsionado pela popularização de smartphones e pela disponibilidade de internet móvel.
Atualmente, o Brasil tem um dos maiores mercados de aplicativos do mundo, com um número estimado de mais de 8,93 milhões de aplicativos móveis disponíveis globalmente, incluindo apps desenvolvidos no Brasil e por empresas internacionais. O mercado de aplicativos no Brasil é impulsionado por diversos fatores, incluindo a crescente adoção de smartphones, a popularidade de redes sociais e a busca por soluções digitais para o dia a dia.