Jovem Repórter: estudantes da rede estadual fazem cobertura jornalística do Dia de los Muertos no Palácio do Catete
Evento celebrou a vida e a memória dos que já se foram
Estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, integrantes do Programa Jovem Repórter, realizaram a cobertura jornalística do Dia de los Muertos, um tradicional evento da cultura mexicana, promovido no Palácio do Catete, na Zona Sul da cidade, na última sexta-feira (31/10). Um dos marcos históricos do Rio de Janeiro, o espaço abriu suas portas para celebrar a vida e a memória dos que já se foram, oferecendo uma variedade de atividades ao público.
Durante o evento, os alunos tiraram fotos, gravaram materiais audiovisuais para as redes sociais da unidade escolar e escreveram uma matéria. Além disso, eles puderam conhecer sobre artesanato temático, como flores de cempasúchil e máscaras coloridas. Reunindo pratos típicos como tacos e o tradicional “pan de muerto”, a gastronomia mexicana também fez parte da celebração.
— Os alunos ficaram maravilhados com as cores e a diversidade da cultura mexicana. Esse evento é importante para que nossos estudantes compreendam a amplitude dessa cultura — destacou Luciane de Lima Corrêa, coordenadora pedagógica do Ciep 370 Brasil-México, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Foi exatamente essa a sensação do estudante Eduardo Salles, que amou a experiência.
— Gostei demais do evento. Olhei tudo, amei as roupas, os arcos e as esculturas também. Explorei cada lugar — contou o aluno, que mostrou talento ao dançar na comemoração.
Outro momento marcante foi quando um grupo formado por dez alunos da escola da Baixada Fluminense apresentou a receita do filme ‘Viva – A Vida é uma Festa’.
A festa continua na rede estadual
Mantendo o clima de celebração, o Ciep 413 Adão Pereira Nunes – Brasil-México, em São Gonçalo, também realiza, nesta sexta-feira (07/11), sua tradicional comemoração do Dia de los Muertos. A programação inclui festas temáticas, decoração de salas e altares, além do uso de fantasias inspiradas nos símbolos tradicionais da festividade. A iniciativa tem como objetivo homenagear e honrar a memória dos entes queridos que já faleceram.

