Jovem que salvou mulher e filhas de enxurrada em Nova Iguaçu vai receber Medalha Tiradentes na Alerj
Os deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram nesta quarta-feira (6) a entrega da Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), ao jovem Marcos Vinicius Vasconcelos, de 20 anos, que resgatou uma mulher e duas crianças que estavam em um carro sendo arrastado pela correnteza, durante uma enxurrada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no dia 21 de fevereiro.
Na ocasião, a Região Metropolitana do Rio foi atingida por chuvas fortes e o município de Nova Iguaçu foi um dos mais afetados. Um vídeo gravou o resgate dramático das duas bebês e da mãe que seriam arrastadas pela forte correnteza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/H/g/GXJxFcSQmCvE038dAZ1w/whatsapp-image-2024-02-22-at-17.11.03.jpeg)
O projeto para conceder a maior honraria do Estado do Rio ao herói de Nova Iguaçu é de autoria dos deputados Felipinho Ravis (SDD) e Átila Nunes (PSD). Após ser aprovado no plenário, o projeto vai para a promulgação do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União).
Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT).
‘Só fiz o que tinha que ser feito’, disse jovem
No dia do temporal, Marcos estava em ônibus na rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, quando viu o carro da família preso na enxurrada e foi alertado por pessoas de uma academia que havia uma família no veículo.
Segundo ele, aquele não era o trajeto normal do ônibus, que seguiria pela Via Light, mas que a rua estava completamente alagada e, por isso, o motorista pegou o desvio.
Ao passar pela rua Ministro Lafaiete de Andrade, Marcos disse que ouviu pessoas gritando que um veículo estava sendo arrastado pela enxurrada e nele estariam duas crianças, de 1 ano cada.
“Por questão de segundos ela poderia ter sido levada. Eu fiquei pensando nisso por um bom tempo, que em questão de segundos não aconteceu uma tragédia”, afirmou o rapaz.
“Todo mundo falando que tinha criança no carro e eu nem pensei duas vezes, eu só agi. O carro estava se aproximando e consegui colocar o pé e ajudar a senhora e suas duas filhas. Ela me agradeceu muito, falou que não tinha palavras pelo que eu fiz, que eu salvei a vida. Eu falei com ela que só fiz o que tinha que ser feito”, disse o rapaz.
Com uma das pernas, ele segurou o automóvel pela roda. Em seguida, ele pegava e passava as crianças pela janela para os demais passageiros do ônibus. Depois, o rapaz ajudou Berlandia a sair do carro.
Logo após as três serem salvas, a imagem mostra que o carro foi levado pela enchente.
Como ele estava a 20 minutos de casa a pé, ele preferiu seguir por conta própria. Ao chegar, Marcos afirma que se deparou com o imóvel cheio de água e que perdeu móveis e eletrodoméstico.