21 de setembro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEJaperiMunicípiosNotícias

Japeri participa do 1º Seminário sobre Tarifa Zero no Estado do Rio

ecretário Marcelo Damasceno representou o município em debate sobre mobilidade urbana na UERJ
 

A Prefeitura de Japeri marcou presença no 1º Seminário sobre Tarifa Zero do Estado do Rio de Janeiro, realizado na última quinta-feira, (18), no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com o tema “Tarifa Zero: Do impossível ao inevitável”, o evento reuniu gestores públicos, pesquisadores e movimentos sociais para discutir os avanços da gratuidade no transporte coletivo.

Representando o município, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Damasceno, participou de uma das mesas de debate e apresentou os avanços do programa Tarifa Zero de Japeri, implementado este ano. “Estamos trabalhando para ampliar o serviço. A meta é operar com dois ônibus por linha, totalizando 20 veículos em circulação. Já iniciamos tratativas com a empresa responsável para a chegada de mais 10 coletivos novos e com ar condicionado”, destacou o secretário.

Organizado pelo Movimento Tarifa Zero RJ, em parceria com o Laboratório de Pesquisa de Vida Ativa (LAVA/UERJ), o seminário abordou temas como o papel das prefeituras, mobilidade urbana, justiça social e direito à cidade. Um dos destaques da programação foi o lançamento de uma cartilha voltada para gestores públicos, com orientações sobre a implementação da política de gratuidade nos municípios.

O evento também contou com a exibição do documentário “Tarifa Zero: Cidade em Disputa”, produzido pela Fundação Rosa Luxemburgo e o Brasil de Fato, que provocou reflexões sobre os impactos sociais e ambientais do transporte público no Brasil.

Para a coordenadora do Movimento Tarifa Zero RJ, Mallu Côrtes, a política vai além da gratuidade: “Precisamos disputar o modelo de cidade que queremos: mais acessível, democrática, segura e atenta às demandas da população. Este é um momento histórico, com o Rio de Janeiro liderando em proporção de municípios com Tarifa Zero”, afirmou ao divulgar o evento.

Atualmente, mais de 140 cidades brasileiras já adotam experiências de transporte público gratuito, reforçando a viabilidade do modelo. O seminário teve apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, Casa Fluminense, Meu Rio e Pró-Reitorias da UERJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *