Japeri inicia vacinação contra bronquiolite e pneumonia para gestantes a partir da 28ª semana
Imunização contra o VSR é aplicada em dose única nas UBS’s, com equipes capacitadas para garantir proteção aos bebês desde os primeiros meses de vida
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta quarta-feira, (17), a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes que já alcançaram a 28ª semana de gestação. A iniciativa fortalece as ações de cuidado com a saúde materno-infantil e amplia a proteção dos bebês contra bronquiolite e pneumonia logo nos primeiros meses de vida.
O imunizante, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é aplicado em dose única. Para garantir a segurança e a qualidade da vacinação, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município passaram por capacitação específica, estando aptas para orientar as gestantes e realizar a aplicação correta da vacina.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, Japeri se preparou para a chegada do imunizante. “Acompanhamos o cronograma do Ministério da Saúde e realizamos a capacitação das equipes no dia, (01/12). De lá pra cá foi mapear as gestantes aptas ao recebimento e já deixá-las de sobreaviso. Hoje, (17), iniciamos a vacinação com a primeira gestante que foi acolhida no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira logo nas primeiras horas da manhã. É a missão do cuidado sendo cumprida”, explicou.
Já para Rafaella Oliveira, técnica da Sala de Imunização na UBS Vila Central, a participação na capacitação em imunização foi de grande importância para o aprimoramento das atividades desenvolvidas na sala de vacina. “Por meio dessa capacitação, foi possível atualizar meus conhecimentos sobre o calendário vacinal, normas técnicas do Programa Nacional de Imunização e aprimorar o acolhimento das gestantes que agora vão receber o VSR”, disse a técnica.
A vacina contra o VSR atua por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê ainda durante a gestação, reduzindo o risco de formas graves das doenças respiratórias causadas pelo vírus após o nascimento. As gestantes devem procurar a UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para receber o imunizante gratuitamente.
Informações do Ministério da Saúde
A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes foi incorporada ao Sistema Único de Saúde em novembro de 2025, após anúncio do Ministério da Saúde sobre a compra e inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição das doses para os municípios teve início ainda em novembro, com aplicação nas unidades de saúde a partir de dezembro de 2025, conforme os calendários locais.
O público-alvo são gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, com aplicação de uma dose única por gestação, sem limite de idade. A vacina estimula a produção de anticorpos na mãe, que são transferidos ao bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao VSR, principal causador de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e lactentes.
A vacinação é gratuita e realizada nas Unidades Básicas de Saúde. Para se vacinar, o Ministério da Saúde orienta que a gestante leve documento de identificação, cartão de pré-natal e cartão de vacinação.

