1 de setembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Japeri inaugura Polo de Estomia no Cemes de Engenheiro Pedreira

O novo equipamento encurta distâncias entre acesso, cuidado e entrega de insumos

A saúde pública de Japeri vive um novo capítulo com a inauguração do Polo de Estomia, implantado no Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira, na manhã da quarta-feira, (27). O equipamento de saúde representa um avanço significativo para a população estomizada do município e da região, oferecendo atendimento especializado, insumos e orientações de autocuidado sem a necessidade de longos deslocamentos.

A iniciativa, articulada pelas subsecretarias de Atenção Especializada à Saúde e Atenção Básica, com apoio do setor de Educação Permanente, é fruto de uma pactuação iniciada em 2021 com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que envolveu reuniões técnicas, visitas ao território e articulação estratégica entre o Estado e o município.

Na cerimônia de inauguração, a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros ressaltou a importância de aproximar o acesso ao cuidado e destacou o papel das parcerias para tornar o projeto possível. “A criação deste polo é um marco para nossa rede de saúde. Vamos cuidar das pessoas com carinho e eficiência. Nosso compromisso é sempre colocar o povo no centro da atenção e do cuidado”, afirmou.

A prefeita esteve acompanhada do secretário municipal de Saúde, Dr. Roberto Pontes; da subsecretária de Atenção Especializada, Cristiane Souza; da enfermeira e coordenadora da Educação Permanente, Deusa Ferreira; e da médica proctologista Dra. Natália Pimenta, que atuará diretamente no serviço de estomias.

A chefe do Executivo agradeceu ainda o empenho de servidores e parceiros envolvidos na implantação do novo serviço. “Sem bons técnicos e sem bons parceiros, os sonhos ficam apenas nos sonhos. Hoje, esse trabalho conjunto se concretiza e vai transformar a vida das pessoas”, disse.

E, também lembrou das dificuldades enfrentadas pelos pacientes para ter acesso ao tratamento. “Muitos precisam se deslocar até o Rio, onde se tornam apenas mais um em meio a tantos que necessitam de atendimento. Agora, Japeri oferece conforto, dignidade e cuidado a quem já chega fragilizado”, completou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Roberto Pontes, a escolha de Japeri como sede do polo foi estratégia de regionalidade e respeito às condicionalidades que beneficiará também municípios vizinhos como Paracambi, Queimados e Seropédica, que ainda não contam com esse tipo de serviço.

Estiveram presentes no evento os secretários municipais de Comunicação, Urbanismo, Assistência Social, Direitos Humanos, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Esportes, Obras e os vereadores Mateus Ferraz e Charles Gonçalves.

 

Saúde pública com responsabilidade e visão

O novo serviço integra a política de humanização da saúde promovida pela Prefeitura de Japeri, que investe em iniciativas que unem eficiência técnica e acolhimento. As atividades do Polo de Estomia serão realizadas por uma equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados para oferecer um cuidado integral e continuado.

O que são estomias?

Estomia é uma abertura criada cirurgicamente em um órgão para o meio externo, permitindo a eliminação de resíduos, respiração ou alimentação. Elas podem ser temporárias (fechadas depois de um tempo) ou definitivas (quando a pessoa convive com elas para sempre). Dependendo do órgão envolvido podem servir para eliminar fezes ou urina, auxiliar na respiração ou permitir a alimentação.

Tipos mais comuns: Colostomia – abertura no cólon (intestino grosso); Ileostomia – abertura no íleo (intestino delgado); Gastrostomia – no estômago (para alimentação); Traqueostomia – na traqueia (para respiração); Urinárias – como nefrostomia, ureterostomia ou cistostomia.

“É um desafio para a maioria das pessoas viver com essa especificidade, mas estamos aqui para realizar as articulações, criar fluxos com agilidade e qualidade, capacitando as equipes para suprir a demanda de assistência e educação para o autocuidado”, completou a enfermeira Deusa Ferreira, do setor de Educação Permanente.

Com o funcionamento pleno do novo polo, Japeri se posiciona como referência em cuidado com pessoas estomizadas, promovendo dignidade, autonomia e acesso equitativo à saúde, valores que reforçam o compromisso da gestão com a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *