Japeri empossa novos conselheiros do COMPED em solenidade na Câmara Municipal
Na manhã desta segunda-feira (15), o Plenário da Câmara Municipal de Japeri foi palco da solenidade de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COMPED). O evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e cidadãos japerienses em um momento de reafirmação do compromisso coletivo pela construção de uma cidade mais acessível, inclusiva e justa.
A mesa de autoridades foi composta pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Luiz Henrique; o vereador Mateus Ferraz; a ex-presidente do COMPED, Ângela Maria da Silva; a nova presidente eleita, Thallyta Protazio; a presidente da APAE Japeri, Elizabeth Silva; o diretor da Associação de Integração de Deficientes (ASSIDEF), Welington Nascimento; e o atleta paraolímpico Douglas Firmino.
Em sua fala, o secretário Luiz Henrique destacou a importância da participação popular: “O COMPED é um espaço fundamental para garantir voz ativa às pessoas com deficiência e ampliar as políticas públicas inclusivas em Japeri. Cada conselheiro aqui empossado carrega a missão de transformar nossa cidade em um lugar mais acessível para todos”, disse.
Já a ex-presidente Ângela Maria, que encerra sua gestão, ressaltou a importância da continuidade do trabalho: “Foram 18 anos de muita luta, dedicação e aprendizado. Deixo minha gestão com o coração grato e a certeza de que este conselho seguirá avançando com o compromisso dos novos conselheiros” , enfatizou.
O vereador Mateus Ferraz também enalteceu a relevância do colegiado: “É uma honra acompanhar de perto esse momento histórico. O COMPED reafirma a democracia participativa e mostra que Japeri valoriza o diálogo com a sociedade para garantir os direitos das pessoas com deficiência”, pontuou.
Cerimônia e emoção
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Cidade de Japeri, os presentes ficaram emocionados com a apresentação do Coral de Mães Atípicas de Japeri, que trouxe ainda mais significado ao encontro. Na sequência, foi realizada a leitura da Ata de Posse e a chamada nominal dos conselheiros titulares e suplentes. Cada um recebeu seu certificado e assinou publicamente a ata, oficializando sua participação no colegiado. O secretário Luiz Henrique, então, declarou oficialmente empossados os novos membros do COMPED.
Conselheiros(as) empossados(as)
O conselho terá como presidente Thallyta Protazio e vice-presidente Anderson Peixoto. Na esfera governamental, passam a integrar o colegiado representantes das secretarias municipais de Direitos Humanos, Assistência Social, Urbanismo e Habitação, Educação e Saúde. Já na representação da sociedade civil, participam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Instituto Gente Como a Gente, o Instituto de Habilitação e Reabilitação dos Excepcionais, a Organização Cultural, Educacional e Filantrópica Vida Plena, além de representantes de coletivos, fóruns e movimentos locais.