16 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Japeri conquista o 2º lugar no 4º Prêmio Regional de Excelência SAMU – Baixada Fluminense 2025

Reconhecimento concedido pelo Cisbaf destaca eficiência, qualidade no atendimento e compromisso da Base Descentralizada do SAMU 192 com a vida da população

Japeri foi novamente destaque regional na área da saúde ao conquistar o 2º lugar no 4º Prêmio Regional de Excelência SAMU – Baixada Fluminense 2025, concedido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), nesta segunda-feira, (15), na sede do órgão em Nova Iguaçu. A premiação reconhece a atuação da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no município, que se consolidou como referência regional nos critérios de eficiência operacional, uso adequado das viaturas e aplicação de tecnologias que elevam a qualidade do atendimento de urgência e emergência.

O reconhecimento foi concedido por meio da Central de Regulação de Urgências Regional do Cisbaf e reforça a importância da parceria entre o consórcio e o município de Japeri na promoção da saúde e no salvamento de vidas em toda a Baixada Fluminense ao longo de 2025. Mesmo entre diversos municípios avaliados, Japeri alcançou posição de destaque, evidenciando a excelência do serviço prestado à população.

De acordo com a Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, o resultado simboliza o impacto positivo do trabalho desenvolvido no município. “Esse reconhecimento representa o orgulho de uma parceria que salva vidas. Japeri demonstrou organização, eficiência e compromisso com o atendimento à população, alcançando o segundo lugar entre os melhores serviços do SAMU da Baixada Fluminense. É um resultado que merece muito ser celebrado”, afirmou.

O médico Dr. Fernando Gevu, coordenador geral do SAMU em Japeri, destacou a evolução estrutural conquistada nos últimos anos.
“Chegamos em 2022 e, com o apoio e a liberdade de atuação da gestão municipal, conseguimos reorganizar toda a estrutura do serviço. Hoje contamos com ambulâncias novas, uma nova base e um tempo-resposta muito melhor, graças ao empenho de toda a equipe”, ressaltou.

Ele também enfatizou o trabalho integrado da gestão e da frota. “Com o coordenador Carlos, a coordenadora da base Elenita e toda a equipe de enfermagem, elevamos o padrão do serviço. Nosso objetivo é seguir entre os melhores e nos manter no topo”, comemorou.

A coordenadora administrativa das bases do SAMU, Elenita de Souza, celebrou a conquista e reforçou o valor coletivo da premiação.
“Receber este prêmio, alcançando o segundo lugar regional, é motivo de grande orgulho e gratidão. Ele representa um trabalho construído diariamente com responsabilidade, dedicação e, acima de tudo, compromisso com a vida. Esse resultado pertence a cada profissional que compõe o SAMU, médicos, enfermeiros, técnicos, condutores, equipe administrativa e de apoio, que não medem esforços para prestar um atendimento ágil, humano e de qualidade”, declarou.

Elenita também agradeceu o apoio institucional. “Agradecemos a chefe do executivo e toda a equipe de gestores municipais, ao Cisbaf e a todos que acreditam e investem no fortalecimento do serviço de urgência e emergência. Esse reconhecimento nos motiva a continuar avançando, aprimorando processos e mantendo o padrão de excelência que a sociedade espera de nós”, explicou.

 

Orgulho e reconhecimento

Mesmo cumprindo agenda externa, a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, fez questão de parabenizar a equipe do SAMU assim que tomou conhecimento da premiação. Em mensagem enviada aos profissionais, a gestora destacou o orgulho pela conquista do 2º lugar no Prêmio Regional de Excelência SAMU – Baixada Fluminense 2025.

“Essa conquista, esse segundo lugar no Prêmio Regional de Excelência SAMU, reforça a missão do serviço no nosso município, que é salvar vidas com ética, união e profissionalismo, consolidando Japeri como referência no atendimento de urgência e emergência. Eu acredito muito no trabalho de vocês, e a minha parte é garantir suporte e condições para que possam ir ainda mais longe”, afirmou a prefeita que em agosto inaugurou uma nova Base Descentralizada em Japeri, atendendo com mais rapidez aos chamados da população.

Dra. Fernanda Ontiveros também ressaltou o impacto do reconhecimento para a saúde pública do município e da região.
“Comecei a semana muito bem, porque esse prêmio é sobre cuidado, qualidade e compromisso com a nossa população. Ele reafirma a posição de destaque de Japeri na saúde pública da Baixada Fluminense”, finalizou.

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) é uma autarquia interfederativa municipal, criado no ano 2000 e que pertence aos 11 municípios da Região da Baixada Fluminense.  

Com estatuto e regimento interno próprios, o Consórcio tem o objetivo de dar solução na área da saúde aos problemas comuns dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. Além de contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *