27 de março de 2026
Baixada FluminenseDESTAQUEJaperiMunicípiosNotícias

Japeri comemora Dia Mundial de Combate à Tuberculose com avanços na descentralização do atendimento

Maior adesão ao tratamento e acompanhamento próximo ao paciente marcam cenário positivo no município

A celebração do Dia Mundial da Tuberculose, na última terça-feira, (24), marcou não apenas a lembrança da descoberta do bacilo causador da doença pelo médico alemão Robert Koch, mas também os avanços no enfrentamento da enfermidade em Japeri.

No município, o Programa de Combate à Tuberculose destaca a descentralização do atendimento como um dos principais fatores para o aumento da adesão ao tratamento. A estratégia permite que pacientes sejam acompanhados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas de suas casas, facilitando o acesso e reduzindo custos e deslocamentos.

Morador do bairro Transmontano, Laurindo Gomes, de 62 anos, está há quatro meses em tratamento após procurar atendimento no Hospital Municipal de Japeri (HMJ) com sintomas de tosse persistente. Diagnosticado com tuberculose, ele relata melhora significativa. “Já estou quase curado, me sentindo melhor”, afirmou ele que recebeu uma sacolinha com lanche saudável para comemorar a data. 

A esposa, Maria de Jesus, conta que a família adotou medidas preventivas desde o diagnóstico. “Separamos os objetos, passamos a dormir em quartos diferentes. Essa foi uma doença que afetou a todos, inclusive nossos netos, que estão afastados da nossa casa. Mas estamos cumprindo as recomendações e vai passar”, explicou.

Situação semelhante vive Rosineide Rocha, de 54 anos, moradora do bairro Alecrim. Ela iniciou o tratamento há duas semanas após conviver por cerca de nove meses com tosse constante, que atribuía inicialmente a uma alergia, até ir a consulta médica. Com o diagnóstico confirmado, passou a ser acompanhada pela rede municipal.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, além da descentralização, políticas de assistência social têm contribuído para a continuidade do tratamento. “Hoje contamos com o cartão de alimentação fornecido pelo Estado, que substitui a cesta básica e garante mais autonomia ao paciente. Somado a isso, o atendimento próximo de casa otimiza tempo e recursos. Estamos sempre em busca de oferecer uma assistência com mais acesso e comodidade”, destacou.

A coordenadora do programa municipal, Maria José, que atua há mais de três décadas na saúde de Japeri, ressalta que o trabalho vai além do tratamento clínico. “Fortalecemos o vínculo entre equipe e paciente, oferecendo acolhimento e suporte social. Contamos com enfermeira, assistente social, atualização cadastral e ações de busca ativa de pacientes faltosos. Além do contato direto com as equipes nas Unidades Básicas”, explicou.

OMS alerta para impacto global da tuberculose

Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), cerca de 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com tuberculose todos os anos no mundo. Apesar de ser uma doença prevenível e curável, ela ainda figura como a principal causa de morte por infecção no planeta.

No Brasil, o encarceramento é considerado o principal fator de risco para a doença. Dados daFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que a incidência da tuberculose em populações carcerárias pode ser até 26 vezes maior do que na população geral. “Com ações integradas entre saúde e assistência social, buscamos ampliar os índices de cura e reforçar o controle da doença em todo o território”, reafirmou Renata.

Em 2024, Japeri registrou 83 casos de tuberculose, com taxa de cura de 35% entre os pacientes em tratamento. O impacto da doença no município exige atenção constante, especialmente porque a cidade possui três unidades prisionais, o que influencia o número total de casos. Ainda assim, o acompanhamento desses pacientes é realizado por equipes da atenção básica, dentro das próprias unidades, o que se torna mais uma barreira na disseminação da doença.