Itatiaia: Irineu Nogueira visita novas instalações do CAPS

O prefeito Irineu Nogueira, acompanhado do Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, visitou nesta quarta-feira (24/01) as novas instalações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A mudança para a Rua Wanderbilt Duarte Barros, n° 848, no Jardim Itatiaia, faz parte de uma reestruturação que o setor de Saúde Mental, vinculado à Secretaria de Saúde, vem passando desde o início da atual gestão.

 

No espaço os usuários do Centro de Atenção Psicossocial e seus familiares poderão dispor no local do atendimento dos serviços do CAPS e dos médicos do Ambulatório da área. De acordo com Rita de Cássia Nogueira, Diretora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a rede de saúde mental inclui serviços de Ambulatório da Saúde Mental, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Residência Terapêutica e Leito de Saúde Mental. “Atualmente atendemos no Caps em torno de 800 pacientes ativos”, informa.

 

O CAPS, que anteriormente dispunha de apenas um psiquiatra, ampliou a equipe de atendimento para quatro profissionais da área. Mensalmente o Centro de Atenção Psicossocial realiza em torno de 180 atendimentos, sem contar os usuários pontuais e seus familiares. No local são atendidos pacientes adultos, com problemas com álcool e outras drogas, transtornos graves, severos e persistentes, além de crianças e adolescentes.

 

O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, destaca que o objetivo da reestruturação do setor de saúde mental é melhorar e ampliar os serviços disponibilizados para usuários e seus familiares. Ele lembra que a residência terapêutica também foi reorganizada de forma apropriada, assim como o ambulatório de saúde mental e que o novo endereço do CAPS, em local mais amplo, levou em conta o crescimento da demanda e o aumento de profissionais, como psiquiatras, psicólogos e assistente social.

 

– A estrutura do setor está diferenciada. Hoje, por exemplo, há leito psiquiátrico dentro do hospital. Dispomos de quatro psiquiatras para o atendimento, adulto e infanto-juvenil. O paciente que precisar de atendimento no CAPS será avaliado com agilidade, no máximo na mesma semana em que procurar o serviço. Dentro do protocolo de Acolhimento aos usuários, no Hospital Municipal, temos atendimento de sobreaviso de segunda a sexta e aos finais de semana, com acionamento de sobreaviso, para os atendimentos das demandas que surgirem – conta.

 

O Prefeito Irineu Nogueira lembrou a importância da saúde mental, neste mês dedicado à conscientização sobre o tema. Segundo ele, a questão vem cada vez mais ganhando espaço e, em Itatiaia, o governo municipal está investindo nos atendimentos específicos da área. “Estamos trabalhando para melhorar a vida de quem precisa de atendimento de saúde em nossa cidade e nosso objetivo, com a reestruturação da área da saúde mental, é levar mais qualidade de vida a quem depende desses serviços”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *