16 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseItaguaíMunicípiosNotícias

Itaguaí: Secretaria de Cultura reconhece e premia destaques em sua segunda edição

“Semeadores de Cultura” valoriza artistas, coletivos e manifestações que se destacaram em 2025 na cidade

A Prefeitura Municipal de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a segunda edição do evento Semeadores de Cultura, iniciativa criada para reconhecer, valorizar e premiar artistas, coletivos e manifestações culturais que se destacaram ao longo do ano de 2025 no município.

O evento, que teve sua primeira edição realizada em 2024, consolida-se como uma importante ação de reconhecimento da cena cultural local e evidencia trajetórias, projetos e iniciativas que contribuem diretamente para o fortalecimento da identidade cultural de Itaguaí.

A cerimônia acontecerá no dia 17 de dezembro, às 18h, na Casa de Cultura Marise Moreira de Brito, e irá homenagear representantes de diferentes linguagens artísticas, áreas de atuação e segmentos culturais.

Premiados da edição 2025

Nesta edição, vão receber homenagens: Academia de Letras de Itaguaí; Yan Lopes; Paulo Alexandre; Caroline Costa; Luana Paiva; Doroti Cercato; Aline Lourenço; Regina Esteves; Família Aparecida Azedo; Crazy Masters Crew; Rede Confluência; Batalha da Costa; Le Cadee Produções; Cia Casa Verde; Balbúrdia Studios; Saberes de Maria; Orquestra Jovem Itaguaí; Raquel Neto; Jacqueline Akalo; EduCação; Neide Santiago Gomes (in memoriam, artesã).

A homenagem póstuma à artesã Neide Santiago Gomes reconhece sua trajetória, dedicação e contribuição significativa para o artesanato e a cultura de Itaguaí, mantendo viva sua memória e legado junto à comunidade cultural.

Mais do que uma premiação, o Semeadores de Cultura tem como objetivo incentivar, dar visibilidade e reconhecer publicamente o trabalho de agentes culturais que atuam na formação, produção e difusão da cultura no município.

Com a realização da segunda edição em 2025, a Secretaria Municipal de Cultura reafirma seu compromisso com políticas públicas que valorizam os fazedores de cultura e reconhecem a cultura como instrumento de desenvolvimento social, educativo e humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *