11 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseItaguaíMunicípiosNotícias

Itaguaí: governo interino devolve 12 ambulâncias para operação na cidade em 8 dias

Município contava apenas com cinco veículos para atendimento à população; dois ainda estão no conserto e voltam às ruas em breve

Uma situação preocupante em Itaguaí acaba de mudar de condição. Antes com apenas cinco ambulâncias em operação e sem muitos equipamentos – o que poderia comprometer o atendimento de saúde emergencial à população – agora a cidade conta com mais seis veículos.

Isto aconteceu por dois motivos essenciais. O primeiro é que o governo interino, que reassumiu a cidade em 27 de novembro último, tem a saúde municipal como prioridade. O segundo é a determinação da Secretaria de Transportes em devolver às ruas os veículos que estavam desativados por causa da pendência de consertos em diferentes graus de complexidade.

Os consertos colocaram nas ruas os seguintes veículos:

– Quatro ambulâncias para atendimento do SAMU;

– Três para o hospital São Francisco Xavier (uma delas UTI móvel);

– Uma para transporte de pacientes para hemodiálise adaptada a pcds

Dentre essas seis, uma delas é neonatal, que vai atender tanto ao público adulto quanto pediátrico. Este veículo fica no hospital municipal. O veículo para transporte de pacientes de hemodiálise que fazem tratamento fora da cidade, uma van adaptada, também estava fora de operação e fazia muita falta.

De acordo com entendimentos entre as Secretarias de Saúde e de Transporte, o ideal é que o hospital municipal tenha pelo menos cinco veículos à disposição.

Hoje o município conta com uma frota de 15 ambulâncias.

De acordo com o secretário de Transportes, Nando Rodrigues, a meta é colocar toda a frota em funcionamento o mais rápido possível. “Saúde é a prioridade do governo interino, e as ambulâncias são essenciais para salvar vidas. Fizemos um esforço notável, e a equipe se empenhou ao máximo para consertar esses veículos, todos muito conscientes da importância de aumentar a frota com urgência”, avaliou Nando.

Os servidores fizeram uma força-tarefa logo que o governo interino reassumiu a Secretaria de Transportes para realizar uma série de consertos. Alguns simples, outros mais complexos. A maioria, ao que consta, era de solução de fácil ou média, o que ajudou no restabelecimento de parte da frota em tão poucos dias.

Nando não estabeleceu prazo para a reativação da frota inteira, mas garantiu que todas as ambulâncias estarão disponíveis para as equipes médicas em poucos dias. “Salvar vidas não pode ser algo a se adiar”, completou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *