Itaguaí: governo interino cancela contrato para decoração de Natal
Prefeitura evita gasto de R$ 3,2 milhões com ornamentação e iluminação temática; prefeito interino se encontra com Ministro da Saúde em Brasília
O recém-retomado governo de interino de Itaguaí decidiu cancelar a contratação de empresa Associação Nacional de Artes e Cultura para a preparação e execução de ornamentação e iluminação pública temática para o Natal 2025. A exemplo de outros anos, um contrato garantiria pisca-pisca e demais produções artísticas nas ruas e na sede da prefeitura de Itaguaí. Este ano, porém, as prioridades do governo interino levaram ao cancelamento desse contrato: pagamento dos servidores, diagnósticos das secretarias (em especial da Saúde) e uma recomendação do Ministério Público (MP), via Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Itaguaí.
O cancelamento do contrato teve publicação no Jornal Oficial da cidade no dia 28 de novembro.
De acordo com a recomendação 005/2025, o MP alertou para o fato de que o Pregão Eletrônico 076/2025 – que ocorreu na administração anterior – se dava em um contexto financeiro nada positivo para Itaguaí. Outro problema que o MP apontou foi o fato de que a montagem da decoração começaria um dia depois da realização do pregão, o que, para o órgão, indica suposto favorecimento da empresa.
O secretário interino de Eventos de Itaguaí, Milton Valviesse Gama, notificou a Associação Nacional de Artes e Cultura sobre o cancelamento, e mencionou a Recomendação do MP como justificativa. Não há previsão de indenização à empresa, pois o serviço não foi executado.
O governo interino reafirma que o momento atual é de retomada para o pleno funcionamento dos serviços públicos.
Prefeito interino foi a Brasília
Haroldo Jesus, prefeito interino, está em Brasília desde o dia 1° de dezembro. Ele foi recebido pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dentre outras agendas importantes para o município. Acompanhado do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) e do secretário especial de assuntos parlamentares do governo federal – André Ceciliano, Haroldo conversou com o Ministro sobre investimentos voltados para a saúde em Itaguaí, em especial sobre a maternidade municipal, cuja intenção é iniciar a obra o quanto antes.
Haroldo declarou que está empenhado em retomar obras e providências que melhorem o serviço de saúde para a população itaguaiense, com destaque para o Hospital do Olho, a Casa do Autista, reforma do hospital municipal São Francisco Xavier e colocar ambulâncias em bom número na cidade.

