Itaguaí: comissão da Câmara apura denúncia e descobre galpão com uniformes escolares novos que não foram entregues
Responsáveis pelos alunos reclamam de atraso na entrega há meses; prefeitura havia atribuído problema a cancelamento de contrato por frete e logística
A fim de apurar uma denúncia, vereadores de Itaguaí que compõem a Comissão de Educação foram a um galpão no bairro Mont Serrat e lá encontraram centenas de embalagens com uniformes escolares novos. A demanda pelos uniformes já se acumula há meses, com muitas reclamações dos pais e responsáveis pelos cerca de 20 mil alunos da rede municipal de ensino, que em 2025 não receberam nenhum item de vestuário.
O assunto foi tema do telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo, na manhã desta sexta-feira (29). Na matéria, a Prefeitura, sob a gestão de Rubem Vieira, informou em nota que a empresa contratada teria cancelado o contrato alegando dificuldades de frete e logística para a entrega.
Os vereadores Nando Rodrigues, Agenor Teixeira e Fabinho Taciano integram a Comissão de Educação da Câmara. Foi o presidente, vereador Haroldo Jesus, quem recebeu a denúncia de que uniformes novos já estavam à disposição, mas que não haviam sido distribuídos por motivos políticos. Os vereadores então foram ao local no final da tarde desta sexta-feira (29) e constataram que as embalagens no galpão – dentre caixas de papelão e sacos fechados – continham milhares de itens novos estocados.
Eles registraram em imagens o material que inclui camisetas, bermudas, calças e mais de 100 caixas de tênis. Segundo o presidente Haroldo, algumas escolas já haviam recebido os itens, mas foram deslocados antes de serem distribuídos para o local em Monte Serrat por conterem logomarca de outra gestão.
“É vergonhoso ver nossas crianças sem uniforme enquanto o material está todo guardado aqui. A Prefeitura disse que a empresa cancelou o contrato por frete e logística, mas está tudo pronto para ser entregue. O que querem é justificar um novo contrato emergencial”, criticou Haroldo, em transmissão ao vivo feita no local.
Comissão promete acionar o Ministério Público
O vereador Fabinho Taciano comentou: “É revoltante ver esse desperdício. Enquanto isso, pais e mães precisam comprar do próprio bolso o que já foi pago com o dinheiro público”.
O presidente da Comissão de Educação, Agenor Teixeira, completou: “Nosso dever é fiscalizar e cobrar explicações. A população merece respeito e transparência”.
Os vereadores reiteraram o compromisso de acionar o Ministério Público para averiguar o motivo pelo qual os uniformes foram mantidos no galpão e, em alguns casos, conforme especificou a denúncia, foram recolhidos mesmo depois de distribuídos em algumas unidades escolares.
O objetivo, segundo eles, é apurar se houve má gestão ou tentativa de manipulação contratual por parte da Prefeitura.
Secretária de Educação foi à delegacia
A secretária de Educação de Itaguaí, Nilce Ramos, foi à delegacia para prestar esclarecimentos. Também compareceram à 50ª DP os vereadores citados e servidores da Educação.