Itaboraí realiza XIII Conferência Municipal de Saúde para discutir avanços e desafios da rede pública
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nesta sexta-feira (3/10) e sábado (4/10), a XIII Conferência Municipal de Saúde de Itaboraí, um importante espaço de diálogo, deliberação e fortalecimento das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O evento tem como objetivo consolidar o planejamento das políticas públicas de saúde. A conferência foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Itaboraí, com a presença da secretária municipal de saúde, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. A programação contou com homenagens, momento cultural com o Coral Amigas do Peito e a leitura do regulamento da conferência, além da apresentação dos eixos temáticos debatidos nas pré-conferências municipais.
Neste sábado (4/10), o evento seguiu acontecendo na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, das 8h às 17h, com grupos de trabalho, plenárias e deliberação das propostas apresentadas pela população nas pré-conferências realizadas durante o mês de agosto. Os temas envolvem atenção primária, gestão e financiamento do SUS, promoção da saúde e vigilância em saúde, entre outros.
Durante o encontro, também serão aprovadas moções e eleitos os delegados que representarão Itaboraí na Conferência Estadual de Saúde.
A secretária municipal de saúde, Analice Rangel, destacou a importância do momento.
“A conferência é um espaço democrático de construção coletiva. Aqui, com respeito, todos os segmentos da sociedade têm voz para propor melhorias e fortalecer o SUS em Itaboraí. Esse diálogo é essencial para garantir que as ações de saúde estejam cada vez mais alinhadas às necessidades da população”, afirmou a secretária.