26 de agosto de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Investimento do Governo do Estado em tecnologia foi decisivo para flagrar quadrilha que agia na Praia de Ipanema

A instalação, no final do ano passado, do Centro de Comando e Controle no quartel do 23º BPM (Leblon) foi decisiva para o sucesso de uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, que desarticularam uma quadrilha que atuava na Praia de Ipanema. O grupo praticou diversos crimes, como tráfico de drogas, estelionato e contrabando de cigarros eletrônicos.

A prisão em flagrante de cinco homens e a apreensão de dois adolescentes ocorreu na tarde de quarta-feira (27/02) na areia da Praia de Ipanema, entre os postos 9 e 10. Mas a investigação da quadrilha começou há duas semanas, durante o monitoramento de rotina de blocos que passavam pelo bairro. Os operadores do novo centro do 23º BPM perceberam um movimento suspeito na praia, onde alguns integrantes do bloco pareciam comprar drogas e outras mercadorias efetuando o pagamento com maquininhas.

Após uma investigação em conjunto com policiais da 14ª DP (Leblon), onde as descrições de alguns dos envolvidos constavam em registros de ocorrência, os policiais civis e militares conseguiram identificar os integrantes da quadrilha e prendê-los em flagrante.

– O sucesso da ação policial que resultou na desarticulação desta quadrilha é resultado de dois dos principais pilares da política de segurança pública do governo do estado. Um é a integração cada vez mais estruturada das forças de segurança. E o outro é o investimento sem precedentes em tecnologia de ponta – afirmou o governador Cláudio Castro.

Com imagens de todos os suspeitos e a localização exatamente onde eles agiam, a ação de quarta-feira mobilizou 30 policiais das duas corporações. Os envolvidos foram enquadrados em quatro modalidades criminais: tráfico de drogas, associação para o tráfico, estelionato (fraudes e maquininhas de crédito e débito) e contrabando de cigarro eletrônico.

O Centro de Comando e Controle do 23º BPM foi inaugurado no último dia 22 de dezembro para ser empregado no monitoramento de rotina da área de policiamento da unidade e em situações especiais, como na Operação Verão, Réveillon, Carnaval, entre outras.

O novo centro é composto basicamente por três espaços. Em um estão localizados monitores e servidores de monitoramento, equipados com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas, além de receber imagens de drones. No segundo espaço funciona o setor de planejamento operacional da unidade e, no terceiro, uma sala de gestão de crise para tomada de decisões mais rápidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *