Iniciativa da TV Rio Sul de incentivo à leitura chega a Barra do Piraí

Barra do Piraí será palco de diferentes atrações culturais e de incentivo à leitura neste final de semana. Acontece no domingo, 03, na Praça Nilo Peçanha, no Centro, a edição barrense do “Vamos Ler”. O projeto é de iniciativa da TV Rio Sul – afiliada da TV Globo – e tem como objetivo incentivar a prática da leitura e reforçar a importância que este hábito tem na formação de crianças, jovens e adultos. Das 9 às 13 horas, várias escolas vão apresentar atividades que giram em torno do universo lúdico.

 

Além das escolas municipais, participam do evento acadêmicos da Universidade de Vassouras – com distribuição de revistas educativas infantis de prevenção a dengue produzida pelo laboratório de insetos vetores da Univassouras; Sicoob, com projeto Financinhas, de iniciativa de educação financeira com crianças usando livros, que abordam temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto; e Drogarias Povão, com diferentes atividades ligadas à saúde.

 

Já as tendas da Secretaria de Educação vão abrigar atividades como contação de histórias com fantoche, aulas de pintura, exposição e sessão de autógrafos com autores da região, apresentação de teatro com alunos da rede municipal, exposição de trabalhos da educação infantil, troca de livros e distribuição de marcadores de página em todas as tendas. Para o secretário interino de Educação, Wanderson Barbosa, o evento é mais uma chance de mostrar a difusão de atividades ligadas à Educação.

 

“A nossa cereja do bolo é o projeto ‘Do Vale do Café ao Metaverso’, onde podemos fazer um contraponto entre as atividades culturais desenvolvidas no passado e a difusão de futuro com a realidade virtual. O ‘Vamos Ler’ representa uma parceria relevante para a implementação de nossas práticas de leitura, e estamos envolvidos nesse processo dentro e fora de aula. É um momento importante para toda a população”, aponta.

 

Já o prefeito Mario Esteves relembra os investimentos da administração municipal voltados para o incentivo à leitura, promovidos a partir de atividades como as reformas nas escolas e a criação de salas voltadas para este tema. “Já refizemos 26 unidades escolares. E, quando a engenharia permite, montamos salas de recursos. Tudo para que o ambiente escolar seja marcado pelo prazer da leitura, mas não somente. Conseguimos incorporar recursos importantes que somaram no aprendizado do nosso alunado, que chega a nove mil. Acreditamos que este projeto seja interessante e não pode parar por aqui”, frisa o chefe do Executivo barrense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *