III Copa É VA’A de Canoa Havaiana em Araruama conta com apoio do Governo do Rio pela Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte
A beleza natural da Praia Seca, em Araruama, será palco da III Copa É VA’A de Canoa Havaiana, um evento que conta com o apoio do Governo do Rio por meio da Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte. A competição está marcada para este sábado (20/01), das 8h às 15h, na Laguna de Araruama. A Canoa Havaiana, modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, é reconhecida por suas canoas peculiares que incluem uma conexão com um flutuador, proporcionando uma experiência única de socialização e fortalecimento muscular.
– Esse é um evento que contribui para a disseminação desse esporte fascinante em nosso estado. A canoa havaiana promove uma experiência única de conexão com o mar, fortalecimento muscular e socialização. É uma modalidade que tem crescido muito no Rio e é uma alegria para o Governo do Estado estimular essa prática de esporte aquático – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Os recursos da Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte são destinados a ações que buscam fomentar as práticas esportivas e gerar impacto social nas regiões atendidas. A iniciativa também contempla políticas públicas em áreas com pouco acesso a serviços e grande número de moradores em estado de vulnerabilidade social.
A III Copa EVAA de Canoa Havaiana promete atrair iniciantes no esporte, promovendo a prática esportiva de forma inclusiva e acessível. O Governo do Rio, comprometido com o fomento do esporte e da cultura, reafirma seu apoio a iniciativas que contribuem para o enriquecimento da vida esportiva no estado.
A competição destaca-se por oferecer uma experiência única aos participantes, com um formato de canoa que difere dos esportes mais tradicionais. O evento envolve provas em provas curtas, de até 3 km.
— Estou muito agradecida a secretaria de esporte e lazer do Estado, na pessoa do secretário Rafael Picciani, por toda atenção ao esporte da canoa havaiana, incentivando o evento na Laguna de Araruama, possibilitando que gratuitamente vários esportistas pudessem participar, inclusive os jovens de 9 a 17 anos — disse Eva Rosa, campeã estadual na modalidade sprint 6, em 2022 e campeã brasileira oc2 em 2023, que organiza da competição.
Fabiana, remadora de canoa havaiana e moradora de Araruama, fala sobre a expectativa de participar do evento que acontece neste sábado.
– Eu pratico o remo há um ano e meio. Entrei nesse esporte como forma de ganhar qualidade de vida e me apaixonei, ganhei uma nova família, fiz várias amizades. Super recomendo. Amanhã será um dia cheio de energia positiva, um momento que vai reunir vários atletas de vários clubes, famílias, com certeza vai ser imperdível – afirma a competidora.
Originada na Polinésia há três mil anos, a canoa havaiana tornou-se um esporte global, chegando ao Brasil por volta dos anos 2000. O evento em Praia Seca é a prova da expansão da Canoa Havaiana, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a conexão com a natureza.