13 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

Igreja Matriz São Jorge, em Quintino, realiza ajustes finais para festa em homenagem ao Santo

Os preparativos para a grande festa de São Jorge, na Igreja Matriz que leva o nome do Santo, na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, na Zona Norte, estão a todo vapor. Na manhã desta terça-feira (22), os ajustes finais na decoração e na estrutura foram realizados, assim como a limpeza da subida ao templo.

Ao DIA, o padre Dirceu, responsável pela paróquia, destacou que a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas compareceram à comemoração nesta quarta-feira (23).

“A grande festa de São Jorge já está quase chegando. A nossa expectativa para amanhã (quarta) é que seja um dia muito emocionante. Já estamos com o sangue fervendo para esse grande dia. No ano passado, deu, no entorno, um milhão e meio de pessoas. Estamos esperando um pouco mais desse número para que os devotos de São Jorge venham buscar força e alegria para continuar a caminhada”, comentou.

O evento na Igreja Matriz de São Jorge começa cedo: às 5h, com a tradicional alvorada e intensa queima de fogos. Muitos fiéis chegam durante a madrugada para garantir seu lugar. Haverá uma homenagem ao Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos.

“Recebemos a triste notícia da morte do Papa Francisco, então tivemos que mudar muita coisa. Na missa da alvorada, nós tínhamos uma surpresa muito bonita para os devotos, mas infelizmente, com a morte do Papa, não vamos mais fazer. Vamos fazer uma linda homenagem a ele na alvorada e vão ter outros espetáculos”, contou padre Dirceu.

As missas serão realizadas em hora em hora a partir das 7h. Às 10h, a cerimônia teria a presença do cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, mas ele deve comparecer às homenagens ao Papa no Vaticano.
Às 16h, a comunidade sairá em procissão com a imagem do santo. A última missa na igreja ocorrerá às 20h30.

Festa em outros locais

A cidade do Rio de Janeiro celebrará, com diversas homenagens, o santo de maior devoção do município: São Jorge. Guerreiro venerado na Igreja Católica e também cultuado como Ogum — o orixá da guerra e do ferro no Candomblé e na Umbanda —, ele é símbolo de força, coragem e proteção.
A capital se mobiliza com missas, procissões, rodas de samba e feijoadas em vários bairros, reafirmando a fé que atravessa religiões, gerações e territórios.

No Centro, a Igreja de São Jorge da Praça da República abrirá as portas às 4h. Logo nas primeiras horas, fiéis formarão longas filas para a emocionante visitação à histórica imagem do santo. A programação na Avenida Presidente Vargas começa às 4h30, com oração, honras militares e a Alvorada Solene às 5h. As Missas serão realizadas de hora em hora das 7h às 16h, culminando na missa solene às 18h. Quem não puder estar presente poderá acompanhar tudo pelo YouTube e Facebook da igreja.

Na Paróquia São Jorge de Realengo, na Rua Adolfo Konder, nº 141, na Zona Oeste, a festa começa ainda na virada do dia 22 para o 23, com uma missa à meia-noite. Às 5h, a alvorada marca o início das celebrações, que continuam com missas de hora em hora até às 16h. Durante o dia, o clima de confraternização será*Colaboração de Reginaldo Pimenta reforçado com uma feijoada e uma roda de samba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *