26 de agosto de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

ICMBio suspende visitação ao Cristo Redentor após falha técnica em elevadores

O ICMBio determinou a suspensão temporária da visitação no Alto Corcovado, de trem e de van, após elevadores que dão acesso ao Cristo Redentor pararem de funcionar no início da tarde desta terça-feira (8).

O Trem do Corcovado informou que picos de luz teriam causado a queima das placas eletrônicas dos três elevadores que funcionam no local. O caso ocorre menos de um mês depois que um turista morreu depois de subir as escadarias do monumento.

Em vídeos feitos no local nesta terça, uma mulher narra o momento em que idosos e pessoas com mobilidade reduzida precisam usar escadas durante passeio ao monumento.

“É um absurdo. Uma vergonha que o Rio de Janeiro faça isso na sétima maravilhado mundo moderno. As pessoas subindo porque não tem o elevador. Três elevadores, só um funcionando e outro reiniciando. Um absurdo”, disse a visitante, que prefere não se identificar.

 

À TV Globo, o ICMBio informou que a suspensão vale até o retorno do funcionamento dos equipamentos, cuja manutenção é de responsabilidade do Trem do Corcovado.

Procurado, o Trem do Corcovado informou que assim que detectou o problema, acionou uma empresa especializada na manutenção dos elevadores.

“Às 15h40, os técnicos estavam no local”, diz a nota.

A Secretaria do Consumidor do RJ entregou um relatório, no dia 31 de março, sobre os ajustes realizados após a morte do gaúcho Jorge Alex Duarte – que passou mal nas escadarias do monumento e, apesar de tentativas de reanimação, não resistiu.

No documento, o ICMBio informou que a conclusão da instalação e modernização completa dos elevadores do monumento deve ser feita até novembro.

Morte de turista

 

Jorge Alex Duarte tirou uma foto no Centro de Visitantes Paineiras, antes da subida para o Cristo Redentor — Foto: Reprodução
Jorge Alex Duarte tirou uma foto no Centro de Visitantes Paineiras, antes da subida para o Cristo Redentor

Jorge Alex morreu no dia 16 de março – não havia ambulâncias nem equipe médica no horário. No dia 17, os transportes até o santuário foram suspensos.

A reabertura foi decidida após uma reunião para elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece, por exemplo, a presença de duas ambulâncias no local. Uma delas, disponibilizada pelo ICMBio, tem funcionado das 7h às 19h. O relatório indica que o posto médico também tem funcionado neste horário.

A polícia está investigando se houve crimes contra relações de consumo e omissão de socorro que levaram à morte do turista. A corporação ouviu os representantes das empresas que atuam no Corcovado.

No dia 20 de março, o Instituto Chico Mendes detalhou o projeto de revitalização do santuário, localizado no Parque Nacional da Tijuca. A reforma vai custar R$ 75 milhões e tem o objetivo de melhorar a acessibilidade desde o início da visita até o platô principal.

As obras devem durar até dois anos, com um intervalo no verão. A previsão de conclusão é para o verão de 2026/2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *