Ibama acredita que houve ordem para ‘Dia do Fogo’ em florestas do RJ; força-tarefa se reúne para discutir ações
Uma força-tarefa para discutir os incêndios criminosos no Rio de Janeiro se reúne na sede do Ibama, no Centro do Rio, nesta terça-feira (17).
Para o Ibama-RJ, há fortes indícios de que houve uma ordem para o Dia do Fogo no estado, assim como em outros biomas, como Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Em cerca de 15 dias, foram 1.389 pontos de incêndios florestais.
“Não pode se dizer natural. O fogo é iniciado sempre por uma causa e nessa quantidade existem indícios de que há criminosos agindo”, destaca a superintendente substituta do Ibama-RJ, Carolina Esteves.
Diversos órgãos estaduais e federais participam da reunião, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ABIN, ICMBio, INEA, CEPAM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
A proposta é organizar uma comissão para conduzir estratégias para enfrentamento do fogo com prevenção e combate em campo, mas também para investigar, identificar e punir os responsáveis pelos incêndios criminosos, sejam executores ou mandantes.
Por enquanto, são 20 pessoas investigadas na quadrilha. Nesta segunda (16), um menor de idade foi levado para a delegacia. Segundo a polícia, ele admitiu ter ocasionado o incêndio criminoso que devastou grandes áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio e Secretário, neste domingo (15/09).