2 de outubro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Hospital Municipal de Japeri inaugura Núcleo de Segurança do Paciente

A iniciativa celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente e reforça o compromisso com uma assistência mais segura, responsável e ética

No último dia, (17/09), foi celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente e, em sintonia com esse marco global, o Hospital Municipal de Japeri (HMJ) deu início, nesta segunda-feira, (29), às atividades do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A ação tem como objetivo  fortalecer  a cultura da segurança na saúde pública do município.

A criação do núcleo, busca implementar práticas que garantam mais qualidade e segurança na assistência aos pacientes. Entre as ações já em andamento estão a instalação de banners informativos pela unidade, crachás com as metas de segurança e QR Code para notificação de eventos adversos. Esses instrumentos visam ampliar a conscientização e a participação de toda a equipe hospitalar.

Para marcar esse novo momento, o hospital promoveu um encontro com a presença da coordenadora do NSP, Lívia Campos, e das demais coordenações da unidade. No evento foi apresentada a estrutura e os propósitos do novo setor, além de fortalecer o diálogo entre os profissionais e disseminar a importância da segurança na rotina de cuidados.

Segundo a enfermeira Carla Dantas, o novo departamento representa mais um passo importante dentro de uma série de avanços conquistados pelo hospital. “Sempre atuamos com a responsabilidade da segurança e do cuidado, mas agora damos um passo ainda mais estruturado e técnico com a criação do núcleo. O Hospital Municipal de Japeri vem evoluindo em vários aspectos, da estrutura física aos equipamentos, do acolhimento aos protocolos de atendimento. E esse foco na segurança do paciente mostra o nosso compromisso em fazer da assistência algo cada vez mais qualificado e humano”, explicou.

O diretor-geral do HMJ, Fernando Gevu, celebrou a iniciativa e destacou o papel da equipe na construção de uma assistência mais humanizada e eficiente. “A segurança do paciente não é apenas um protocolo, é um compromisso com a vida. O núcleo vem para fortalecer esse princípio e garantir que cada atendimento aqui seja pautado pela responsabilidade, pela ética e pelo cuidado”, afirmou o gestor.

O NSP atua com seis eixos temáticos: acesso oportuno e seguro, cuidado integrado, equidade no acesso à saúde, transição e continuidade do cuidado, tecnologia em saúde e educação em saúde e direitos do paciente, e conta com o apoio da organização social Centro de Medicina e Projetos Especiais (Cempes), parceira da Prefeitura de Japeri na gestão da unidade. 

Em 2025, a edição do Dia Mundial da Segurança  do Paciente tem como tema o “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, reconhecendo a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e danos causados por cuidados inseguros.

O que é Segurança do Paciente?

A segurança do paciente é o direito de receber cuidados de saúde sem sofrer danos evitáveis. Isso envolve a prevenção de falhas, a identificação antecipada de riscos e a resposta rápida a possíveis problemas durante o atendimento.

Entre os chamados eventos adversos, situações inesperadas que podem comprometer a saúde do paciente, estão erros na administração de medicamentos, infecções evitáveis e falhas na comunicação entre profissionais. Essas ocorrências podem causar complicações e até prolongar internações.

O tema ganhou destaque mundial após o relatório “Errar é Humano” (1999), que revelou o impacto de falhas nos serviços de saúde. Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a tratar a segurança do paciente como prioridade global.

No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) apoia hospitais e unidades de saúde na adoção de práticas mais seguras. Também incentiva que pacientes e familiares participem ativamente dos cuidados, fazendo perguntas e tirando dúvidas, uma atitude que contribui para um atendimento mais seguro e humanizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *