3 de setembro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEJaperiMunicípiosNotícias

Hospital Municipal de Japeri encerra o Agosto Lilás

A ação foi para conscientização de pacientes e acompanhantes e o fortalecimento da rede de apoio

O encerramento do Agosto Lilás em Japeri foi marcado por um importante momento de reflexão e conscientização, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Hospital Municipal. A ação ocorreu no último dia, (28), e reuniu pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde em torno do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A atividade aconteceu na recepção da unidade, com palestras e relatos de casos reais de mulheres que venceram o ciclo de violência e abuso. O evento foi conduzido pela equipe do Serviço Social, que levou informação e acolhimento ao público presente. Segundo o diretor geral do hospital, Dr. Fernando Gevu, falar sobre o tema é a melhor forma de enfrentar a violência contra a mulher:

“Quanto mais falarmos do assunto, mais a sociedade vai entender que essa conduta é errada e abominável. Essa ação é também para reafirmar nosso compromisso social e profissional com o atendimento humanizado e o enfrentamento à violência de gênero”, explicou o médico. 

Estiveram presentes os agentes da Patrulha Maria da Penha, Sargento Neves e Soldado Gizele; as representantes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), a coordenadora Ruth Valentin e a enfermeira Karine Rocha; a subsecretária da Mulher, Alessandra Oliveira; o coordenador do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Josemar de Souza; e a idealizadora do Projeto Nunca Mais, Rozana Louzada,  o que reforçou o trabalho integrado da rede de apoio no município.

Um dos destaques da ação foi a apresentação do trabalho da Sala Lilás, instalada na unidade desde 2022. Em três anos, o espaço já acolheu cerca de 500 mulheres, oferecendo suporte técnico e emocional por meio de uma equipe multidisciplinar coordenada pelas assistentes sociais.

“A Sala Lilás tem buscado, a cada dia, mais recursos e estratégias de atendimento humanizado para as mulheres do nosso município. Sabemos que somos parte essencial nesse percurso de cuidado e reconstrução”, afirmou Silvana Alfena, coordenadora da equipe de Serviço Social do HMJ.

Já a  subsecretária da Mulher, Alessandra Oliveira, destacou a relevância da iniciativa. “Essa ação, promovida pelo hospital, foi um momento de diálogo e informação e reforça a importância da rede de apoio, do acolhimento e da conscientização de toda a sociedade para combater todas as formas de violência”, afirmou. 

Representando o Programa PAISMCA, a coordenadora Ruth Valentin que fez questão de reforçar a missão da rede: “Seguimos unidos, levando informação, apoio e fortalecendo políticas públicas para que cada mulher tenha o direito de viver com respeito, dignidade e liberdade. Nossa missão é ser como um ponto de apoio essencial na luta por uma cidade mais segura e igualitária para todas as mulheres”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *