Homem é preso por negar socorro à cadela atacada por outro animal em Niterói
Um homem é preso por maus-tratos à sua cadela após denúncias de vizinhos, no último sábado (3), no bairro de Santa Rosa, em Niterói. O tutor foi detido em flagrante por se negar a prestar socorro ao animal que estava sendo atacado por outra cachorra que também permanecia sob sua guarda no mesmo quintal.
Ainda conforme apuração, após vizinhos filmarem e pedirem ao tutor para que ele interferisse no confronto das cachorras e o mesmo se negar, a ONG Nas Garras da Lei de resgate a animais vulneráveis foi acionada com equipes da 76ª DP (Niterói).
De acordo com informações da Polícia Civil, após denúncias anônimas, agentes foram até o local e lá constataram que a cadela de pelagem preta se encontrava no quarto escuro, de difícil acesso aos fundos da casa, deitada, sozinha, molhada, com lesões e sangramentos, resultado de um ataque de outra cadela que convivia no mesmo quintal. Mesmo com o animal sentindo dores e em estado crítico, o homem se recusou a levá-lo ao veterinário.
Por volta das 19h, ele mostrou resistência com a chegada da Polícia em sua residência e tentou impedir que os agentes entrassem, porém, o caso se tratava de uma situação de flagrante com comprovação de vídeos, permitindo a entrada conforme a legislação. A cadela foi resgatada e o tutor foi encaminhado por flagrante delito. Ele permanece em sistema prisional e ficará à disposição da justiça, respondendo pelos crimes de maus-tratos na sua forma qualificada, tendo pena de até cinco anos de prisão.
A cachorra passa bem, está em um lar temporário e recebendo todos os cuidados. Após o andamento do processo e a decisão judicial, o animal poderá definitivamente ser adotado.