7 de janeiro de 2026
NotíciasNotícias 24hs

Homem é preso por furtar tradicional escola municipal na Tijuca

A unidade foi reinaugurada em dezembro do ano passado após sete meses fechada devido a um incêndio

Um homem foi preso, na manhã desta segunda-feira (5), por furtar a Escola Municipal Leitão da Cunha, na Rua Major Ávila, na Tijuca, na Zona Norte. A unidade foi reinaugurada em dezembro do ano passado após sete meses fechada devido a um incêndio.

Segundo o subprefeito da Grande Tijuca, Higor Gomes, o suspeito já tinha quebrado uma pia, roubado porta, televisão e um ar condicionado. Ao “Bom dia Rio”, da TV Globo, ele contou que o crime aconteceu durante a madrugada.

“Essa escola tem uma residente, que me ligou por volta das 5h30, e eu vim para cá. Ela também já havia acionado a PM. Nós vasculhamos o local e encontramos o meliante. Colocando pressão, ele foi passando as informações. Ele tinha um comparsa, que passava a informação para eles atuarem. Então, é uma ação premeditada. Uma escola tão importante para Tijuca e passando por isso”, disse.
De acordo com a Polícia Militar, equipes do 6º BPM foram acionadas por servidores da subprefeitura, que já mantinham imobilizado o homem acusado de furtar objetos da instituição. Em seguida, os agentes levaram o suspeito para 19ª DP (Tijuca).
Escola tradicional
A escola, que leva o nome do médico Leitão da Cunha, foi fundada no ano de 1908 em estilo arquitetônico eclético, e passou por um incêndio de grandes proporções em maio do ano passado. Desde então, os 124 alunos, da educação infantil ao 5º ano, foram realocados para a Escola Municipal Orsina da Fonseca, também na Tijuca. A reinauguração da unidade, considerada uma escola histórica no coração do bairro, ocorreu a tempo de celebrar a formatura de 26 estudantes, em dezembro.
Antes do incêndio, o colégio já passava por reformas para se tornar um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) e havia recebido melhorias estruturais. Segundo o secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha, a partir desta nova fase, a Leitão da Cunha passa oficialmente a integrar o modelo de Ginásio Educacional Tecnológico da rede municipal carioca, voltado para tecnologia, pensamento computacional, cultura maker e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *