Higienização de alimentos é tema de palestra nos CRAS de Belford Roxo
Usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Xavantes, em Belford Roxo, ficaram surpresas, ao descobrirem que carne, frango e peixe não devem ser lavados em água corrente antes do consumo para não espalharem bactérias. A informação partiu da equipe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), durante palestra sobre Higienização de alimentos. Todos os participantes receberam certificados.
O evento faz parte de uma série de palestras sobre Higienização e Reaproveitamento de Alimentos que vem sendo realizada nos 13 CRAS da prefeitura. O trabalho envolve toda equipe de Segurança Alimentar e Nutricional, com a coordenação da secretária especial Marcelle Correia e apresentação da nutricionista Suellen Aguiar, assistida pela gestora Juliana Queiroz.
Bactérias e infecções
Durante a palestra, a nutricionista Suellen, chamou a atenção sobre a higienização dos alimentos. E junto com Juliana fez dinâmica com o grupo. Ao perguntar quem costuma lavar o frango em água corrente, todas as participantes responderam que sim. A surpresa foi unânime ao ouvir da nutricionista que frango, carne e peixe não devem ser lavados em água corrente. “Não devemos lavar porque há um alto risco de contaminação. As bactérias que podem estar presentes nesses alimentos, como a Salmonella, por exemplo, podem também se espalhar por toda a cozinha através dos respingos de água, contaminando superfícies. É no cozimento que combatemos às bactérias. Todo cuidado é pouco com nossa alimentação. A higienização antes de guardar na geladeira e antes do preparo é fundamental”, explicou.
Convivência no CRAS
A dona de casa Angela Maria Moreira de Oliveira, 58, adorou a palestra. “É muito importante aprender e receber boas informações”, disse. “A gente está sempre aprendendo novidades. A convivência aqui no CRAS é muito boa”, assegurou dona Eliane Oliveira dos Santos, 52. Leandra de Sousa dos Santos, 45, garantiu que vai redobrar os cuidados na higienização dos alimentos. “Nossos técnicos estão preparados e atualizados para levar as melhores informações, sobre vários temas importantes, aos usuários de todos os equipamentos sociais da Semasc”, disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos. No nosso SCFV há sempre atividades para os usuários. A cada palestra, novos conhecimentos”, destaca a coordenadora do CRAS, Bárbara Gonçalves.

