Hackathon de inteligência artificial estimula inovações para gestão do SUS
Parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ promove o Hackathon de Inteligência Artificial para a Saúde Pública, que será realizado a partir desta sexta-feira (10/10), no Porto Maravalley. O evento, que vai até domingo (12/10), reunirá desenvolvedores, pesquisadores, startups, estudantes e profissionais de saúde com o objetivo de criar soluções inovadoras para melhorar a gestão e o acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) utilizando inteligência artificial (IA).
O objetivo do Hackathon de IA é fomentar soluções criativas em tecnologia para desafios da saúde pública, como os sistemas de regulação ambulatorial. Os participantes do evento vão apresentar ferramentas que busquem otimizar processos, qualificar as solicitações e ampliar a capacidade de resposta do SUS.
Um dos experimentos propostos no evento consiste em aprimorar a análise preditiva e a gestão de recursos, com foco em prever faltas a consultas, antecipar demandas, identificar superlotação e otimizar a utilização dos recursos disponíveis. Outro desafio se dedica ao uso de RAG (Retrieval-Augmented Generation), uma técnica de aperfeiçoamento dos modelos de inteligência artificial, para transformar grandes volumes de dados em informações acessíveis e insights. Além disso, haverá um desafio aberto, incentivando a descoberta de novos padrões nos dados do SUS ainda não mapeados.
Para desenvolver suas ferramentas, os inscritos terão acesso ao Data Lake de Saúde, um repositório robusto com dados sobre atendimentos, unidades, profissionais e equipamentos do SUS no município, além de contar com o poder de processamento do supercomputador Santos Dumont, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos mais avançados da América Latina. As cinco melhores soluções do evento serão contempladas com R$4 mil em premiação financeira e US$ 10 mil em créditos AWS, além de oportunidades de networking e possível incubação dos projetos.
– Participar deste evento é uma oportunidade única para unir tecnologia e saúde em prol da população. Acreditamos que a inovação é fundamental para superar os desafios do SUS, melhorar a gestão dos recursos e ampliar o acesso a serviços de qualidade – explicou a subsecretária geral da SMS, Fernanda Adães.
O evento também conta com treinamentos exclusivos, ministrados por especialistas da NVIDIA e da AWS, para apoiar os participantes no desenvolvimento de suas soluções. Todos os projetos desenvolvidos serão publicados com código aberto (open source), permitindo que sejam evoluídos e aproveitados pela comunidade após o hackathon.