Guarda Municipal de São Gonçalo se destaca por patrulhamento preventivo
Equipes atuam nas áreas de maior aglomeração de pessoas, com apoio da central de monitoramento por câmeras
A Guarda Municipal de São Gonçalo segue realizando um trabalho constante nas ruas da cidade. O resultado disso é representado por números. Apenas no mês de setembro, foram realizadas 11 prisões e 21 conduções. Desde janeiro, foram feitas 132 prisões e 253 conduções. A maior parte das prisões está ligada ao crime de furto.
Os números deste ano já superam os de 2024, quando foram feitas 64 prisões durante todo o ano, e os de 2023, quando ocorreram 26 prisões. A maioria das ocorrências foi em parceria com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, responsável pelas 440 câmeras de monitoramento instaladas pela cidade.
A capacitação permanente dos agentes da Guarda, que participam de vários cursos e treinamentos para aprimoramento do trabalho nas ruas, também é apontada como fator importante para a atuação bem-sucedida da corporação.
Durante o mês de setembro, a Guarda Municipal manteve ações de patrulhamento preventivo e intensificou intervenções em áreas com maior incidência de delitos, onde há mais aglomeração de pessoas. As abordagens foram pautadas por denúncias qualificadas e estratégias de inteligência urbana.
Um dos grandes destaques do mês foi a prisão de um homem que furtou uma loja de acessórios para celulares na Rua Zeferino Reis, no Centro. Ele foi preso após o crime no dia 22 de setembro, graças à parceria da Guarda com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), que flagrou o delito. A Guarda foi acionada em seguida e localizou o suspeito após buscas. Com o homem, foram encontrados os produtos do furto. Contra o suspeito, já existiam cinco anotações anteriores pelos crimes de furto/roubo.
Uma outra prisão de destaque do mês foi a de um foragido da Justiça de Minas Gerais pelos crimes de furto e ameaça. O suspeito foi localizado e preso durante patrulhamento na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no Jardim Alcântara, no dia 29 de setembro.
“O número de prisões e conduções reflete o comprometimento da corporação com a segurança pública e a ordem social da cidade. A atuação da Guarda Municipal de São Gonçalo em setembro de 2025 reafirma o compromisso com a proteção da população e o enfrentamento à criminalidade. Os dados evidenciam a eficiência das ações operacionais e a capacidade de resposta frente às diversas tipificações legais, contribuindo para a construção de um ambiente urbano mais seguro e equilibrado”, disse o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes, que está há três anos a frente da corporação.