Guarda Civil promove oficina de capoeira na Educação de Mesquita
Ação faz parte do programa Ronda Escolar, grupamento que coordena iniciativas voltadas à segurança no ambiente escolar
No dia 6 de outubro, segunda-feira, estudantes da Creche Municipal Carmem Montes Paixão tiveram a oportunidade de entrar em contato com uma das expressões culturais mais tradicionais do Brasil: a capoeira. A experiência aconteceu por intermédio da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal e seus agentes.
Para parte das crianças da Educação Infantil, a ação significou o primeiro encontro com a capoeira e seus elementos. Na ocasião, os pequenos conheceram alguns movimentos introdutórios do esporte, assim como os instrumentos que ditam o seu ritmo, como o berimbau, o pandeiro e o agogô, entre outros.
Jobson Melo, agente da Guarda e também mestre de capoeira, coordenou a oficina e expôs o entusiasmo em participar da iniciativa, assim como sua relevância para a comunidade estudantil. “Buscamos apresentar à criança a cultura e a arte de forma bem lúdica, além de estimular a atividade física. Afinal, é disso que se trata a capoeira. Ao mesmo tempo, a partir dessas ações, aproximamos a força de segurança pública da população”, explicou.
Além de estar inserida na programação da Ronda Escolar, a oficina de capoeira também faz parte de uma lista de atividades pensadas para comemorar o dia das crianças na Creche Municipal Carmem Montes Paixão. Até 10 de outubro, a unidade escolar contou com uma agenda de atividades que celebraram o brincar, as descobertas e a ludicidade da infância. Entre elas, se destacam sessões de contação de história, atividades de culinária, piquenique e uma festa à fantasia.