10 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Guarda Civil de Meriti realiza o 1º Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro do Estado do Rio

Capacitação inédita reúne guardas municipais de diferentes cidades e reforça o compromisso de Meriti com a valorização e o aperfeiçoamento das forças de segurança

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal (GCM), deu início ao 1º Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro do Estado do Rio de Janeiro. As primeiras aulas marcaram o início de uma capacitação inédita, voltada ao aperfeiçoamento técnico e profissional dos agentes de segurança.

O curso ministrado pelos instrutores André, Macedo e Wendersom Goulart conta com a participação de guardas municipais de São João de Meriti, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Guapimirim e Rio das Ostras. Com carga horária total de 120 horas, a formação segue até o dia 25 de outubro e inclui aulas teóricas e práticas, entre elas, treinamentos de tiro realizados em estande, com foco em técnicas de manuseio e segurança.

O objetivo é formar, capacitar e certificar guardas civis municipais como instrutores de armamento e tiro, em conformidade com as normas legais e diretrizes de segurança pública. A iniciativa é um marco para o Estado do Rio de Janeiro, posicionando São João de Meriti como referência em qualificação das ações das Guardas Municipais.

“Esse curso é um marco para a nossa Guarda Civil Municipal. Com o lema ‘guarda forma guarda’, estamos realizando a estruturação necessária para atuar com qualidade no processo de armar nossos agentes. Saímos na frente ao oferecer essa oportunidade de formar instrutores, que é o primeiro passo de uma nova fase para a corporação”, enfatizou o subsecretário municipal do Comando da GCM, Worton França.

O instrutor André, um dos responsáveis por ministrar o curso, ressaltou o impacto da formação. “É uma honra participar dessa iniciativa pioneira. Nosso objetivo é capacitar novos instrutores para multiplicar o conhecimento e garantir que os agentes atuem com responsabilidade e segurança”, frisou André.

Já o instrutor de tiro Wendersom Goulart, da Guarda Municipal de Campo Bom (RS), comentou sobre a dinâmica das atividades. “O treinamento é essencial para garantir a eficiência, qualificação e a segurança dos agentes. Serão usadas armas de vários calibres, com foco em técnicas de tiro, postura e empunhadura”, destacou Goulart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *