Grande Rio volta a ter chuva forte, e capital entra em ‘estágio 2’

Pancadas de chuva forte caíram na capital fluminense e no Grande Rio na tarde desta sexta-feira (31). De acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios e vento forte, além de ter o risco de enchentes e deslizamentos de terra.

A cidade do Rio entrou em Estágio 2 às 16h35, o segundo em uma escala de cinco níveis, que significa que há risco de ocorrências de alto impacto e pode ser que piore (veja recomendações).

De acordo com o Alerta Rio, houve chuva moderada na Zona Oeste entre 15h e 15h30. Há relatos de quedas de energia na Zona Norte do Rio.

Veja as principais ocorrências relacionadas à chuva, atualizado às 16h30:

  • Bolsões d’água afetam o trânsito na BR-040, altura da Reduc, em Duque de Caxias
  • Temporal com vento forte e rajada de 56km/h no aeroporto do Galeão, na zona norte carioca. A visibilidade caiu para 600 metros na região
  • No aeroporto Santos Dumont, são observadas rajadas de vento de até 52 km/h
  • Há uma queda de árvore na Praça Amadeu Rocha, na Taquara

Ocorrências de bolsões d’água até às 16h40:

  • Rua Netuno, na altura da Rua Mercúrio, na Pavuna
  • Rua Sargento Antônio Ernesto, na altura da Rua Juno, na Pavuna
  • Rua Vinte e Quatro de Maio, na altura da Rua Dia da Cruz, no Méier
  • Avenida Brasil, na altura de Coelho Neto, no sentido Zona Oeste
  • Durante o temporal desta quarta-feira (29), moradores do Rio receberam pela primeira vez o novo alerta sonoro da Defesa Civil, desenvolvido pelo governo federal para sinalizar riscos de desastres e orientar a população (entenda aqui).

O novo sistema de alerta de desastres do governo federal começou a funcionar no fim de 2024 no Sul e Sudeste. A partir da localização dos celulares, a Defesa Civil de cada estado envia a mensagem de acordo com o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros desastres relacionados à chuva.

A novidade assustou muita gente, e os comentários invadiram as redes sociais:

“Alerta estranho, bagulho vai ficar doido”, disse um morador da Zona Oeste.

“Aqui em casa todos os celulares começaram a apitar, achei que fosse vírus”, disse outro.

“Foi informado que seria assim, mas não sabia que era tão alto o barulho e todos ao mesmo tempo”, destaca uma mulher.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) usou as redes sociais para dizer que o recebimento do aviso não depende de um cadastro do usuário.

“A gente, pela primeira vez, usou um sistema em que, independente se você está cadastrado ou não, se você estiver numa determinada área da cidade, ou em toda cidade, a gente vai mandar um alerta. É para dar susto mesmo, é para chamar a atenção, para que as pessoas entendam que tem risco de chuva forte hoje. Até o final da noite, como disse aí o aviso”, afirma Paes.

Além de não precisar de cadastro, o alarme sonoro funciona até mesmo em celulares no modo silencioso e só sai da tela se o usuário mostrar que leu a mensagem.

Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia – e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.

 Recomendações na chuva

  • Procure dirigir com velocidade reduzida;
  • Mantenha os faróis acesos;
  • Evite áreas alagadas;
  • Não force a travessia de carros;
  • Mantenha-se informado.

Previsão do tempo

O tempo deve permanecer instável até segunda-feira, de acordo com a previsão da Climatempo. As pancadas de chuva devem cair nos períodos das tardes.

Não há avanço de frente fria, e por isso as temperaturas se mantêm elevadas, com temperaturas alcançando os 34°C na capital, com sensação de tempo muito abafado.

SEXTA: 22/33 – 25 mm
SÁBADO: 23/33 – 20 mm
 DOMINGO: 23/34 – 20 mm
 SEGUNDA: 23/35 – 15 mm
 TERÇA: 23/36 – 8 mm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *