Governo Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
O secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Mario Sarrubbo, se reuniu, nesta terça-feira (4/11), com o secretário Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, para definir o funcionamento do Escritório Emergencial de Combate ao Crime Organizado. A iniciativa foi anunciada, na última quarta-feira (29), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ao lado do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O encontro também tratou do apoio do Governo Federal às ações integradas de segurança no Rio de Janeiro. O reforço na fiscalização das fronteiras foi um dos temas discutidos, com o objetivo de reduzir a entrada de armas no território fluminense. Sarrubbo destacou que será criada uma ação integrada envolvendo outros estados para reprimir o tráfico de armas, munições e explosivos.
“A entrada de armas no Rio de Janeiro vem de vários pontos do país e do exterior. Portanto, é necessário o envolvimento em rede de outros estados da Federação. Tivemos uma reunião de alinhamento e de integração no combate ao crime organizado. Tenho certeza de que teremos respostas eficientes e desestruturantes para a criminalidade”, disse Mario Sarrubbo.
Durante o encontro, também foram debatidos mecanismos de financiamento para futuras operações integradas e para o Plano de Retomada de Território, visando restabelecer a presença do Estado em áreas dominadas por facções criminosas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ficou acertado o reforço da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), assim como o Projeto Captura — conjunto de ações e operações coordenadas para identificar, localizar e prender indivíduos foragidos da Justiça —, além da ida de novos analistas para o Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra) e, dessa forma, ampliar suas capacidades operacionais para o enfrentamento às organizações criminosas no território fluminense.
“A reunião ocorreu de forma muito produtiva. Tratamos de temas essenciais para o Rio de Janeiro e temos outras agendas programadas para os próximos dias. Em busca de garantir que todas as ações e entregas ocorram de forma ágil e eficiente, foi criado um Grupo Técnico”, afirmou o secretário estadual Victor dos Santos.
Os secretários também abordaram o fortalecimento do Cifra para ampliar os resultados e a estrutura nas ações contra o crime organizado. Outros encontros serão realizados de forma virtual, duas vezes por semana, para que o trabalho seja transparente, produtivo e eficaz.

