Governo faz proposta de reajuste salarial para forças de segurança do DF
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em decorrência do disposto no Decreto nº 12.326, de 19 de dezembro de 2024, instituiu dois Fóruns de Diálogo entre o governo federal e governo do Distrito Federal (GDF): um deles com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, e o outro com a Polícia Civil do DF e as entidades representativas de suas servidoras e seus servidores. Nesses fóruns, entre outros assuntos, estão sendo discutidas as reivindicações salariais dessas categorias de servidores.
Reafirmando o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o diálogo e com a valorização dos servidores, o MGI apresentou hoje uma proposta de reajuste salarial para 2025 e 2026 que garante que essas três categorias terão correção salarial superior a 44% entre 2023 e 2026, percentual acima da inflação de 19% projetada para o período.
Entre os anos de 2019 e 2022, a Polícia Civil recebeu um reajuste de 8%, enquanto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal receberam 9,9% nas suas remunerações. Ao longo daqueles quatro anos a inflação acumulada medida pelo IPCA foi de 32%, o que representa uma perda significativa do poder de compra das categorias.
Entre 2023 e 2024, o reajuste médio para a Polícia Civil do DF foi de 22,4% e o da Polícia Militar e dos Bombeiros foi de 23,3%. Com a proposta apresentada nessa sexta-feira, composta por dois reajustes de 9% cada (um de 2025 e o outro em 2026), as mesmas categorias receberão nesses dois anos mais 18,8% de aumento salarial, resultando, no atual governo, em um reajuste médio de 44%.
A proposta formalizada hoje confirma o tratamento democrático e respeitoso do atual governo com todos os servidores e servidoras que atuam para entregar melhores políticas públicas para a população.