Governo estuda programa para retirar carros velhos das ruas mediante indenização
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (3) que o governo federal estuda lançar um programa para renovar a frota de automóveis no Brasil, que seria financiado com um fundo das empresas petroleiras.
Haddad falou da possibilidade após encontro com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Vim tratar com o vice-presidente [Alckmin] da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota de carros muito velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”, afirmou o ministro.
Ele não detalhou como funcionaria este modelo de indenização.
O ministro da Fazenda indicou que o programa foi uma solicitação de Geraldo Alckmin. Haddad também disse que não haveria necessidade de encontrar uma fonte de recursos para financiar o programa.
“Vim pegar a encomenda, vou montar uma equipe para estudar e vamos dar uma devolutiva para o vice-presidente Alckmin”, afirmou.
“É rápido. É um recurso que já está segregado para isso. Recurso de um fundo que já existe, não é recurso novo”, completou o ministro.
O programa é uma demanda do setor automotivo, que busca estender para os carros leves o mesmo tipo de incentivo já existente para a renovação da frota de caminhões e outros veículos pesados.