Governo do Rio reforça combate à falsificação de bebidas e realiza treinamento nacional
Embora o Rio de Janeiro ainda não tenha registrado casos de contaminação por metanol, a iniciativa representa mais um passo no enfrentamento à falsificação e ao contrabando de bebidas no estado.
– Nosso governo vem assumindo o protagonismo no combate à pirataria e à falsificação de bebidas. Com esse curso, estamos fortalecendo a atuação preventiva, capacitando agentes em todo o Brasil e conscientizando o consumidor para que ele possa identificar produtos irregulares e denunciar. Essa união entre poder público e setor produtivo é essencial para garantir mais segurança e saúde à população – afirmou o governador Cláudio Castro.
Somente no último ano, mais de 300 litros de produtos com indícios de falsificação foram apreendidos em operações realizadas em municípios como Rio das Ostras, Niterói e na Zona Sul da capital. Entre os itens recolhidos estavam whiskies e cachaças adulteradas, que representam sérios riscos à saúde pública.
Cartilha para identificar bebidas falsificadas
Na última semana, a SEDCON e o Procon-RJ lançaram uma cartilha inédita com orientações práticas para ajudar os consumidores a identificar bebidas falsificadas. A publicação, elaborada em parceria com a Abrabe, está disponível nos sites da Sedcon e da Abrabe e vem sendo distribuída em pontos de grande circulação, como terminais rodoviários e estações das barcas.
– Informação é a melhor forma de prevenção. Com a cartilha, oferecemos orientações simples que ajudam a identificar sinais de adulteração e, assim, protegemos a população e desestimulamos a ação de criminosos que colocam vidas em risco – destacou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Durante o evento, também foi assinado um protocolo de intenções para cooperação técnica entre a SEDCON e a Abrabe, instituindo a Agenda Antipirataria de Bebidas no Estado do Rio de Janeiro.
É a primeira vez, em nível nacional, que um órgão de defesa do consumidor firma parceria dessa natureza com uma entidade representativa do setor de bebidas.
Rio recebe primeira remessa de antídoto contra metanol
Nesta segunda-feira (06/10), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu do Ministério da Saúde a primeira remessa de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. A SES-RJ também iniciou a compra de novos kits do antídoto, para garantir agilidade no atendimento de possíveis casos no estado.
Até o momento, o estado do Rio de Janeiro registra um caso suspeito de intoxicação por metanol, em investigação em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. O caso anteriormente monitorado em Niterói foi descartado.