Governo do Rio realiza 8ª edição do Agricultura Social, em Casimiro de Abreu
Mais de 500 pessoas compareceram à ação, que levou sustentabilidade, cidadania e lazer ao assentamento Fazenda Visconde
Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, sediou neste sábado, 20/09, a maior edição do projeto Agricultura Social. Cerca de 550 pessoas estiveram presentes na oitava etapa, que ocorreu no assentamento Fazenda Visconde, em Professor Souza.
O Agricultura Social é idealizado pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com execução técnica da Pesagro-Rio e apoio das prefeituras.
— Estamos aqui hoje com muito amor e dedicação para servir ao povo. Quem não tem esse pensamento está no lugar errado, porque o nosso dever é servir a quem mais precisa — pontuou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, que foi presenteada com uma cesta de produtos por uma das agricultoras locais.
A ação recebeu famílias de produtores rurais e também contou com uma feira de alimentos e produtos fitoterápicos.
De forma intersetorial e inovadora, o Agricultura Social busca fortalecer comunidades agrícolas promovendo inclusão, assistência, segurança alimentar e educação ambiental para quem vive do campo.
— Que venham mais projetos como este, que nos levam à várias cidades, onde podemos colaborar com serviços sociais e a entrega da estufa. Esse é apenas o começo — ressaltou Dr Flávio Ferreira, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para Michele Vieira, moradora de Fazenda Visconde, o programa trouxe visibilidade aos produtores locais.
— A chegada do Agricultura Social é muito importante não apenas para nós, moradores, mas para todos que vieram aqui, hoje, e puderam entender como a agricultura é importante para a gente. Porque muitas pessoas sobrevivem disso, das plantações que temos — contou. — Eu estou muito feliz e agradeço a cada um que contribuiu para que isso acontecesse no assentamento Visconde.
Uma estufa comunitária permanente foi entregue à população, que também pôde aproveitar serviços de documentação, distribuição de mudas, auxílio médico e orientação jurídica de forma gratuita. Havia ainda um espaço destinado às crianças, com pintura no rosto, contação de histórias e brinquedos ao livre. Três escolas de Casimiro de Abreu, além de moradores de Fazenda Visconde, participaram das apresentações, que animaram o público presente.
— Meus filhos e minha sobrinha amaram. Eles pintaram o rosto, nós fomos ver a horta e ainda levamos mudas para casa. Foi tudo ótimo para mim — agradeceu Michele.