10 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Rio intensifica a Operação Barricada Zero nesta quarta-feira

Ação ocorre simultaneamente em 10 comunidades da capital, Baixada Fluminense e em São Gonçalo. Na terça-feira, 368 toneladas de barricadas foram removidas

O Governo do Estado mantém, nesta quarta-feira (10/12), o avanço da Operação Barricada Zero, com frentes de trabalho distribuídas por comunidades da capital, da Baixada Fluminense e de São Gonçalo. Somente na última terça-feira, as equipes removeram 368 toneladas de materiais utilizados como barricadas por grupos criminosos. A atuação contínua reforça o compromisso do Estado em restabelecer acessos, ampliar a mobilidade urbana e reduzir a capacidade de controle territorial de organizações armadas.

– Seguimos firmes no propósito de devolver às pessoas o direito de circular livremente em seus bairros. Não se trata apenas de retirar obstáculos físicos, mas de reafirmar a presença e o compromisso do Estado com quem vive nessas regiões. O trabalho é permanente, e não vamos recuar – afirmou o governador Cláudio Castro.

As áreas atendidas nesta quarta-feira foram definidas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ). Na Baixada Fluminense, a operação está sendo realizada em Massapê, Duque de Caxias, e nos bairros Gato Preto e Castelinho, em São João de Meriti. Em São Gonçalo, os trabalhos seguem no Jardim Catarina, uma das áreas de maior atuação desde o início do programa.

Coordenada pelo GSI-RJ, a Operação Barricada Zero reúne esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias estaduais e prefeituras. A ação utiliza retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões para agilizar a retirada dos materiais e possibilitar, sempre que as condições permitem, a recuperação imediata do pavimento.

Frentes de atuação desta quarta-feira (10/12)

Rio de Janeiro
Urubu
Rato
Caixa D’Água
Céu Azul
Ás de Ouro
Tatão

Duque de Caxias
Massapê

São Gonçalo
Jardim Catarina

São João de Meriti
Gato Preto
Castelinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *