22 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Rio forma 460 policiais civis e consolida retomada dos concursos


Capacidade de formação cresce e supera 1.600 agentes nos últimos dois anos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Polícia Civil, realizou, nesta segunda-feira (22/12), a solenidade de formatura de 460 novos policiais civis, que concluíram o curso de formação da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). A incorporação dos novos agentes representa mais uma etapa do fortalecimento da segurança pública fluminense e um marco histórico na modernização da carreira, com a unificação de cargos.
– Estamos promovendo uma reestruturação profunda e consistente da segurança pública do Rio de Janeiro, com investimentos na recomposição do efetivo, na modernização das carreiras e na valorização dos profissionais. Essa formatura simboliza um novo momento da Polícia Civil, mais preparada, fortalecida e alinhada aos desafios atuais, para cumprir sua missão de proteger a população fluminense – afirmou o governador Cláudio Castro.
A turma é a primeira formada após a unificação de cargos da Polícia Civil. De acordo com o executivo, a medida, implementada pelo Governo do Estado, moderniza a estrutura da instituição, valoriza os servidores e consolida avanços históricos nas regras de carreira, promoções e gratificações. Com a mudança, os formandos passam a ingressar na corporação como oficiais de polícia.
Somente na atual gestão estadual, cerca de três mil profissionais já ingressaram na Polícia Civil. Em agosto deste ano, 770 policiais civis foram incorporados ao efetivo. Entre 2023 e 2024, a Acadepol formou mais de 1.600 agentes, ampliando a presença da instituição em todas as regiões do estado.
Os novos policiais ingressaram por meio do concurso público realizado em 2021, o primeiro após mais de uma década sem seleções. Durante o curso de formação, passaram por um rigoroso processo de capacitação técnica, com treinamentos voltados para a atuação operacional, investigativa e pericial, reunindo atividades teóricas e práticas.
– O ingresso desses novos policiais representa um marco para a Polícia Civil. Estamos investindo na valorização do servidor, na modernização da carreira e no fortalecimento das nossas unidades. Essa primeira turma formada após a unificação de cargos simboliza um avanço histórico e garante mais eficiência no atendimento à população – destacou o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.
O reforço do efetivo terá continuidade com a realização de novo concurso público, já aprovado para 2026, que prevê 414 vagas, sendo 85 para delegados de polícia, 251 para peritos legistas, 76 para peritos criminais e duas para piloto policial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *