Governo do Estado reforça segurança do Centro com motocicletas para garantir a paz na dispersão dos desfiles de blocos
O ajuste no plano de policiamento da região foi realizado a partir de informações do setor de inteligência da Secretaria de Estado de Polícia Militar, e tem como objetivo evitar a prática de roubos e furtos, especialmente na dispersão dos desfiles de blocos e megablocos carnavalescos.
– O ajuste no planejamento de segurança para a região da Cinelândia, um reduto tradicional do carnaval carioca, é mais uma demonstração que a nossa Polícia Militar busca incansavelmente entregar o melhor serviço possível à sociedade. A segurança pública é fator fundamental para projetar nosso estado como uma potência mundial do turismo – declarou o governador Cláudio Castro.
Criação de mais um turno de 12 horas
Para viabilizar a readequação do planejamento, o comando da Polícia Militar decidiu criar mais um turno de 12 horas para o policiamento em viaturas e a pé, emprego de 15 equipes de motociclistas da Força de Aplicação Tática (FAT) – cada equipe é composta por policiais em três motocicletas – e reposicionamento das câmeras de monitoramento nas vias urbanas.
– O planejamento de segurança é dinâmico. Precisa ser analisado a cada dia e sofrer as mudanças necessárias. Nossas equipes técnicas do Centro Integrado de Comando e Controle, da Subsecretaria de Inteligência e do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) analisam imagens e colhem informações diariamente – afirma o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Criada para apoiar batalhões subordinados ao 1º CPA (Centro, Zona Sul e parte da Zona Norte), a FAT tem sido empregada com sucesso, principalmente na redução de ocorrências de roubos de rua e de veículos. De Janeiro de 2025 até o início de fevereiro deste ano, os policiais do FAT realizaram quase 30 mil abordagens, efetuaram 204 prisões e apreenderam 28 armas de fogo.
– Essa força especial de policiamento ostensivo entra em ação para reforçar o trabalho dos batalhões de área, quando observamos aumento da incidência criminal. E os resultados têm sido muito expressivos – explica o coronel Menezes.
No sábado, a remodelação do planejamento de segurança poderá comprovar sua eficiência, especialmente após o desfile do Cordão da Bola Preta, no sábado de manhã. A previsão de público participantes do tradicional Bola Preta é de 700 mil pessoas.
Durante o carnaval, de 13 a 18 de fevereiro, o Centro será palco para o desfile de 36 blocos, reunindo um total de público estimado em 1,5 milhão de foliões. Desses 36 blocos, 19 merecem atenção especial, porque cada um deles reúne mais de 5 mil pessoas. Além do Bola Preta, o outro megabloco a desfilar no Centro no período de carnaval é o Fervo da Lud, que reunirá um público estimado de 600 mil na terça-feira de manhã.

